BrasilNotícias
Tendência

Brasil registra mais de 600 mil novas contratações de jovens aprendizes em março

Recorde faz parte das ações do MTE para garantir trabalho decente para juventude brasileira

Pela primeira vez na história do Brasil, desde que a Lei do Aprendiz n°10.097/2000 fora instaurada, o número de jovens contratados legalmente atingiu a marca de 602.671, em março deste ano. A informação é do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), órgão responsável por acompanhar e estimular a contratação de jovens. 

De acordo com o secretário de Qualificação, Emprego e Renda, Magno Levigne, esse seria o resultado do fortalecimento das políticas públicas do MTE, além dos diálogos que têm sido realizados, desde o início do ano de 2023, com entidades qualificadoras, setores empresariais, fundações e com a juventude.

“Criamos um departamento dentro do ministério para focar em políticas de trabalho para a juventude. O presidente Lula e o ministro Luiz Marinho têm o compromisso com a juventude brasileira, de dar oportunidades de trabalho decente para os jovens, que são os que mais sofrem com o desemprego no país”, destaca Lavigne.

Segundo o secretário, outro fator que também influencia nesse bom resultado é a economia brasileira, que faz aumentar o número de trabalhadores com carteira assinada, impactando no crescimento do número de aprendizes. 

Em 2023, o número de aprendizes cresceu 10,7% em comparação ao ano anterior. Passando de 502.541, em dezembro de 2022, para 556.171 no final de 2023. No primeiro trimestre deste ano, 46.491 jovens entraram na aprendizagem, o que representa um crescimento de 8,3% até agora em relação a dezembro.

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo