De acordo com uma pesquisa realizada pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, ligada à Casa Civil da Presidência da República, as unidades da federação com a população mais protegida contra desastres são Distrito Federal (0,1%); Goiás (0,2%); Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).
O governo federal mapeou 1.942 municípios suscetíveis a desastres associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações, o que representa quase 35% do total dos municípios brasileiros.
As áreas dentro dessas 1,9 mil cidades consideradas em risco concentram mais de 8,9 milhões de brasileiros, o que representa 6% da população nacional.
Os dados, sistematizados até 2022, apontam que os estados com a maior proporção da população em áreas de risco são Bahia (17,3%); Espírito Santo (13,8%); Pernambuco (11,6%); Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%).
O levantamento foi solicitado pelo governo em razão das obras previstas para o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que prevê investimentos em infraestrutura em todo o país.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp