Brasil
Tendência

RS: Sobe para 163 o número de mortes em decorrência das fortes chuvas

O boletim da Defesa Civil contabiliza ainda resgates de 12.440 animais silvestres e domésticos com vida

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, nesta quarta-feira (22), o número de mortos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS) subiu para 163, ainda há 72 pessoas desaparecidas e 806 feridas. Cerca de 21,5%, ou 2.342.460 pessoas dos 10,88 milhões de habitantes do estado, foram atingidas de alguma forma pelas catástrofes causadas pelas cheias e enxurradas.

Ainda conforme o boletim, mais de 581 mil pessoas estão desalojadas e 68.345 em abrigos espalhados pelo estado. Dos 497 municípios, 467 sofreram algum tipo de impacto. Ao todo, são mais de 2,342 milhões de pessoas afetadas pela tragédia.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta sobre a previsão de chuvas intensas nos próximos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também informou sobre a chegada iminente de uma massa de ar polar e a formação de um ciclone extratropical no oceano, indicando ventos que podem atingir 100 km/h na costa do estado.

Segundo um artigo divulgado pela Agência Brasil, as precipitações resultarão no aumento do nível dos rios e arroios, especialmente no Canal de São Gonçalo, que atravessa Pelotas e já se encontra acima do limite de inundação. As cidades de São Lourenço do Sul, Pelotas, Arambaré, Rio Grande e São José do Norte foram colocadas em estado de alerta.

O registro de pessoas resgatadas permanece em 82.666. O boletim da Defesa Civil contabiliza ainda resgates de 12.440 animais silvestres e domésticos com vida. Sobretudo, são cães e gatos retirados das inundações.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo