Um relatório realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) reprovou 25 creatinas vendidas no Brasil mediante a quantidade do composto presente nos produtos, dentre as 66 analisadas. Foi detectado que os produtos não apresentavam a concentração mencionada no rótulo.
Para detectar impurezas, é analisada a variação máxima da creatina, isto é, a concentração de outros ingredientes que não sejam o composto. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite até 20%. Contudo, segundo a análise, 10 das marcas obtiveram 100% de variação, em outras palavras, nenhum deles eram feitos de creatina.
‘’Para surpresa dos profissionais da área de nutrição existem marcas que não tinham nada de creatina. Isso é medido pela porcentagem de pureza’’, analisa a nutricionista Annete Marum, doutora em Genômica Nutricional pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Quais marcas de creatina foram reprovadas?
Lista de produtos reprovados pela associação e fora da porcentagem de impurezas aceita pela agência sanitária (abaixo, a resposta de um dos fabricantes):
- Natures Now Researches creatine energy now atp: 96,8%.
- Body Nutry suplementos: 86,7%;
- Nitro max creatina: 59%;
- R74 Pro healthy creatine – 55,7%;
- Body Nutry creatina – 54,5%;
- Healthy time creatina powder – 53%;
- Body action web creatine dual power – 46,2%;
- Pro Healthy creatine micronized – 43,3%;
- Absolut Nutrition creatina 100% pure – 37,1%;
- Muscle full creatina – 32,7%;
- Absolut Nutrition creatina Flavor – 32,3%;
- Adaptogen hd cret – 24,3%;
- Vitamax Nutrition creatine booster – 23,67%.
- Body Action creatine double force – 23%;
- Ftw creatina ultra – 20,17%;
E os que apresentaram 100% de variação foram:
- Healthy labs creatina gourmet;
- Ravenna sports creatina micronized;
- Impure nutrition creatina;
- Nft Nutrition creatina 100% pura;
- Sun food creatine pure;
- Dymatrix nutrition creatina monohidrate;
- Iron tech sports nutrition creatina monohidratada;
- Red bolic creatine monster maca palatinose zma;
- Airomax creatine;
- Dark dragon crea delite.
Como identificar se a creatina é falsa?
Existe um teste rápido que pode ser feito em casa para identificar se o produto que está sendo utilizado não é original.
Em uma vasilha com três dedos de água, coloque a creatina e mexa. Espere cinco minutos sem fazer movimentos na mistura. Se a água ficar relativamente transparente, enquanto o pó aplicado desce ao fundo, o produto é verdadeiro. Caso surjam pequenos grãos, enquanto a água fica turva, pode ser um sinal de creatina adulterada.
O lado das empresas
Em nota, o grupo Supley afirma que realiza análises rotineiras de todos os produtos e marcas fabricados pela empresa, sem qualquer registro de inconformidade.
Nota na íntegra:
Em respeito aos seus consumidores e ao mercado em geral, o Grupo Supley esclarece que optou pela medida judicial visto que o plano de monitoramento da Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) não segue os padrões estabelecidos pelos órgãos competentes. Entre as inconsistências das análises, cabe destacar:
– O laboratório da Universidade Evangélica de Goiás não é credenciado pela Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) habilitados pela Anvisa e, por isso, não está apto para realização de análises oficiais e para monitoramento de produtos;
– A pesquisa em questão usa metodologias que não são reconhecidas para o ramo alimentar e de suplementos e legislação desatualizada;
– O documento da pesquisa é assinado por um comerciante de suplementos que não tem formação técnica para tal.
A Anvisa e o próprio Grupo Supley realizam análises rotineiras de todos os produtos e marcas fabricados pela empresa, sem qualquer registro de inconformidade. A companhia adota as melhores práticas para garantir o padrão de qualidade, alguns deles inclusive com selo Creapure, e reforça seu compromisso com o direito do consumidor e a legislação vigente, trazendo total transparência em seus rótulos.
*Agência O Globo
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp