Aparecida
Tendência

Paralisia Infantil: Campanha de Vacinação em Aparecida inicia nesta segunda (27)

Serão 38 postos disponibilizando a vacina contra a Poliomielite para crianças menores de 5 anos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia inicia, nesta segunda-feira (27), a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A vacina que previne contra a Poliomielite é em gotinha, destinada a crianças menores de cinco anos. Ao todo, 38 postos estarão fornecendo o imunizante, até dia 14 de junho.

Para vacinar as crianças, é necessário apresentar documentos pessoais e o cartão de vacinação. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pretende imunizar 95% das crianças menores de 5 anos que vivem na cidade. A estimativa é de que existam cerca de 48 mil nessa faixa etária, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A SMS de Aparecida lembra que a vacina é a única forma de prevenção contra a doença que causa a paralisia dos membros inferiores em crianças. A campanha contará também com um Dia D, programado para o sábado do dia 08 de junho. Para vacinar as crianças, é necessário, apenas, apresentar documentos pessoais e o cartão de vacina.
Riscos de reintrodução da doença

O secretário de Saúde de Aparecida destaca que a vacinação é fundamental para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, uma vez que a doença se encontra eliminada no país desde 1994: “A poliomielite é uma doença grave que pode causar complicações ao longo da vida. A vacinação, que ocorre no país desde 1980, eliminou a doença aqui, mas o vírus ainda circula no mundo, tornando a vacinação essencial.”

Meta

Renata Cordeiro, coordenadora de Imunização da SMS, informa que a cobertura vacinal da poliomielite no município está em 77%. “Precisamos aumentar o número de crianças vacinadas para atingir a meta de 95%. Como a vacinação é uma estratégia coletiva, a baixa cobertura favorece o surgimento de novas variantes do vírus e o risco de retorno da doença aumenta”, alerta.

Paralisia infantil

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode ser transmitida pelo contato direto com fezes ou secreções de pessoas infectadas. Em casos graves, pode levar à paralisia muscular dos membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível, podendo ser fatal. A vacinação é a principal forma de prevenção.

Postos de Vacinação

A vacinação nas UBS´s funciona de segunda a sexta das 7h30 às 16h30. Na Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos. Confira os locais:

Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira
UBS Alto Paraíso
UBS Anhambi
UBS Andrade Reis
UBS Bairro Cardoso
UBS Bairro Ilda
UBS Bairro Independência
UBS Bandeirantes
UBS Boa Esperança
UBS Buriti Sereno
UBS Campos Elíseos
UBS Cândido de Queiroz
UBS Caraíbas
UBS Chácara São Pedro
UBS Colina Azul
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Delfiore
UBS Expansul
UBS Garavelo Park
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista
UBS Jardim Florença
UBS Jardim Olímpico
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim dos Buritis
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germano
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda
UBS Papilon Park
UBS Parque Trindade
UBS Pontal Sul 2
UBS Riviera
UBS Rosa dos Ventos
UBS Santa Luzia
UBS Santo André
UBS Tiradentes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo