Política
Tendência

Eleições no México: Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita presidente no país com quase 60% dos votos

Em eleição histórica, mais de 99 milhões de eleitores foram às urnas no último domingo

No último domingo (2), mais de 99 milhões de eleitores foram às urnas para eleger Claudia Sheinbaum, a primeira mulher, e a primeira pessoa de herança judaica a ser eleita presidente do México. Além do novo presidente, 128 senadores ou senadoras, 500 deputados federais e mais 20 mil cargos em eleições locais, para prefeituras e câmaras de vereadores. A cientista climática e ex-prefeita da Cidade do México, ganhou a presidência com resultado entre 58,3% e 60,7% dos votos

Conhecida como “la Doctora” por suas brilhantes credenciais acadêmicas, Claudia Sheinbaum é uma física com doutorado em engenharia energética, ex-prefeita de uma das cidades mais populosas do mundo e fez parte do painel de cientistas climáticos das Nações Unidas que recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Aos 61 anos, ela está prestes a substituir o presidente em fim de mandato, Andrés Manuel López Obrador, seu aliado de longa data, cujos programas de bem-estar social tiraram muitos mexicanos da pobreza, tornando seu partido de esquerda, o Morena, favorito nas pesquisas.

Sheinbaum venceu com cerca de 60% dos votos na maior eleição da história do México, marcando uma conquista histórica em um país majoritariamente católico, conhecido por sua cultura profundamente patriarcal.

“Nossa obrigação é e sempre será cuidar de cada mexicano sem distinção,” disse Sheinbaum em um discurso na manhã de segunda-feira (3). “Embora muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, teremos que caminhar em paz e harmonia para continuar construindo um México justo e mais próspero”.

Vale lembrar que não há 2º turno no México. Vence quem tiver mais votos absolutos, independentemente da porcentagem. “Este é o triunfo do povo do México, da revolução pacífica das consciências e do reconhecimento do nosso povo de que o mandato para continuar e avançar com a Quarta Transformação da Vida Pública no México é claro”, disse Sheinbaum, ao celebrar a vitória nas redes sociais.

Sheinbaum entrou na política em 2000, quando foi nomeada secretária de meio ambiente da Cidade do México por Obrador, então chefe do governo da cidade. Após deixar o cargo em 2006, Sheinbaum se dedicou ao estudo da energia, juntando-se ao Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e tornando-se parte da equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Em 2015, ela se tornou a primeira mulher eleita chefe do distrito de Tlalpan, na Cidade do México, servindo até 2017. No ano seguinte, ela foi eleita chefe do governo de toda a cidade – novamente, a primeira mulher a fazer isso, deixando o cargo em junho de 2023 para iniciar sua candidatura à presidência.

Sheinbaum tem dois filhos e um neto. Seu parceiro, Jesús María Tarriba, que conheceu na universidade enquanto ambos estudavam física, é especialista em risco financeiro no Banco do México.

 

 

Fonte: CNN Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo