AparecidaNotíciasPolítica
Tendência

1ª pesquisa que mostra a escalada de Leandro Vilela impacta Aparecida

Queda do Professor Alcides deixa claro que a eleição ainda não está definida e que a disputa entre os dois principais candidatos promete lances emocionantes

Caiu como uma bomba em Aparecida a divulgação da 1ª pesquisa de intenção de votos realizada após a definição do ex-deputado federal Leandro Vilela como candidato da base governista a prefeito, pelo MDB, arrastando também o apoio do UNIÃO BRASIL (partido do governador Ronaldo Caiado).

Pelos números do Instituto Data Pop, que fez o levantamento entre os dias 26 e 28 de junho, fica claro que Leandro Vilela tem potencial para um rápido crescimento e se afirmar como um concorrente à altura para enfrentar o Professor Alcides, do PL.

O levantamento é o primeiro a ser publicado depois que a base governista desistiu da reeleição do prefeito Vilmar Mariano. A pesquisa, em alguns cenários, incluiu Vilmarzinho e mais uma vez confirmou que ele não teria condições de viabilizar a sua reeleição, ainda mais antagonizando um adversário como o Professor Alcides.

Na pesquisa do Instituto Data Pop, Leandro Vilela saltou para 26,1% das intenção de votos no cenário estimulado, reduzindo para 13,7 pontos percentuais sua diferença para o Professor Alcides (PL), que lidera a disputa agora com 39,8%. Antes, a vantagem de Alcides era bem maior e chegava a quase 30 pontos.

Até então, todas as pesquisas publicadas registravam o Professor Alcides com índices entre 44 e 45% das intenções de voto. O trabalho do Data Pop é o primeiro a apresentar um quadro diferente, ao atribuir ao Professor Alcides um percentualmente bem abaixo, ou seja, 39,8%. Perspectiva de queda, dessa forma.

Vale ressaltar que o empresário, reitor da UNIFAN e candidato do PL está em plena campanha na cidade desde que foi reeleito para a Câmara Federal, há dois anos. Leandro Vilela, entrou no páreo há somente três semanas.

Os números do Data Pop, de certa forma, não chegaram a surpreender, visto que desde sempre Leandro Vilela incorpora características favoráveis para uma candidatura a prefeito: juventude, perfil de inovação, discurso fácil, apoio de Caiado e do vice Daniel Vilela, e, sobretudo, o fato de ser sobrinho e portar o mesmo sobrenome do melhor prefeito da história de Aparecida, Maguito Vilela, sem falar no aval do ex-prefeito Gustavo Mendanha – maior cabo eleitoral no município.

Entretanto, por se tratar do 1º levantamento realizado após o lançamento de Leandro, a repercussão da matéria do Diário de Aparecida, com os novos índices atestando uma queda do Professor Alcides, acabou sendo grande.

Os dados, comprovando que a confluência da base governista em Aparecida em torno do nome de Leandro Vilela foi acertada, mexeram com o cenário político no segundo maior colégio eleitoral do Estado. Para a eleição que se avizinha, mais de 340 mil aparecidenses estão inscritos para votar, conforme o banco de dados do Tribunal Regional Eleitoral.

A disputa entre Professor Alcides e Leandro Vilela ainda não esquentou para valer, mas tudo indica que a temperatura da campanha deverá se intensificar a partir de agora – com a pesquisa do Instituto Data Pop apontando para a hipótese de um nivelamento, a curto prazo, entre essas duas candidaturas.

Leandro finaliza a montagem da sua estrutura eleitoral, enquanto Professor Alcides prossegue no programa de reuniões nos bairros, que a sua equipe batizou de “Fala, Aparecida”, teoricamente destinado a recolher sugestões para o seu plano de governo.

Daqui para a frente, deve se intensificar a divulgação de pesquisas sobre a eleição em Aparecida. Isso é esperado. Eleitoras e eleitores costumam desconfiar dos índices divulgados a cada levantamento, mas a verdade é que os números servem para guiar, por exemplo, o chamado voto útil. Candidatos melhor ranqueados tendem a capturar o voto dos indecisos.

É por esse motivo que as pesquisas têm grande relevância em qualquer disputa eleitoral. E quanto mais produzidas por institutos de credibilidade, maior a sua participação na decisão final de voto de cada eleitora e cada eleitor.

O levantamento do Instituto Data Pop, daí, adquire importância especial. Não apenas por ser o 1º a sugerir uma mudança da situação dos candidatos no confronto pela prefeitura, como também por se tratar da mais recente apuração sobre o embate entre Professor Alcides e Leandro Vilela.

Candidatos recebem novos números com cautela

Ambos os principais candidatos a prefeito de Aparecida, Professor Alcides, pelo PL, e Leandro Vilela, representante do MDB e do UNIÃO BRASIL, mostraram-se cautelosos diante da divulgação, pelo Diário de Aparecida, da 1ª pesquisa de intenção de votos realizada depois da definição do cenário eleitoral no município.

A assessoria de comunicação do Professor Alcides informou, a princípio, que não comentaria a pesquisa, mas em seguida acrescentou dispor de levantamentos realizados no mesmo período com resultados diferentes. E que, em última análise, “desacreditava” dos números apresentados pelo Instituto Data Pop.

Já o próprio Leandro Vilela se manifestou, em tom de prudência: “Sigo trabalhando, com otimismo, apresentando para a população de Aparecida boas propostas que possam trazer desenvolvimento para a cidade e qualidade de vida para todos. É isso que nós desejamos e é isso que nós vamos priorizar, com os pés no chão, trabalhando dia e noite para dialogar com as aparecidenses e os aparecidenses, levando o nosso nome, a nossa história e aquilo que podemos construir juntos para Aparecida”.

Como se sabe, a moderação e a contenção dos candidatos quanto as pesquisas, em um estágio ainda primário da campanha, é absolutamente normal. Quaisquer exageros podem ser interpretados como arrogância ou desconhecimento da realidade. Tanto na reação de Alcides quanto de Leandro, essa postura parece clara.

Afinal, ainda faltam em torno de 90 dias para a data das urnas, prazo que antigamente seria considerado curto, mas hoje representa um infinito em termos de tempo, diante da velocidade das relações sociais e pessoais que pautam o mundo da internet e das conexões online.

Alcides se firma como candidato de oposição. Já Leandro Vilela apela para as suas estreitas ligações com Maguito Vilela e a base governista em Aparecida, propondo-se a dar continuidade ao grande surto de crescimento que o município experimentou a partir dos dois mandatos de Maguito na prefeitura.

“Eu tenho uma história com Aparecida, desde 2008, quando Maguito veio como candidato a prefeito da cidade, vencendo. A partir daí, meu gabinete em Brasília estava à disposição do Maguito e de Aparecida. Juntos, trouxemos recursos que se transformaram em benefícios para a cidade e seus moradores como a pavimentação de mais de 100 bairros, a construção do HMAP, de dezenas de Unidades Básicas de Saúde e de CMEIs”, lembra o pré-candidato.

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo