Em sabatina na UFG, Adriana Accorsi promete desenvolvimento econômico e combate a desigualdade sem aumentar IPTU
Pré-candidata a prefeita detalha propostas em evento com estudantes de Economia, destacando programas sociais, geração de empregos e modernização da gestão pública
Na noite desta segunda-feira (15/7), a pré-candidata a prefeita de Goiânia, Adriana Accorsi, participou de uma sabatina com estudantes de Economia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Durante o evento, Accorsi destacou suas principais propostas para o desenvolvimento da cidade e o combate à desigualdade social. “Goiânia é uma das cidades mais desiguais do mundo”, afirmou.
Uma das iniciativas mencionadas foi a recriação do programa Cidadão 2000, originalmente implementado por seu pai, o ex-prefeito Darci Accorsi. O programa, agora renomeado Criança Agora, oferecerá atividades esportivas, culturais e ensino profissionalizante para crianças.
Ajustes no IPTU e Prioridades Sociais
Accorsi destacou a necessidade de aumentar a arrecadação e gerar renda para priorizar programas sociais. No entanto, comprometeu-se a não aumentar o IPTU, mencionando que “algumas regiões tiveram aumentos abusivos, enquanto outras não sofreram reajustes de forma injusta”. A pré-candidata propôs revisar essa situação.
Geração de Empregos e Economia
Enfatizando a importância da geração de empregos e do crescimento econômico, Accorsi declarou que sua administração incentivará fortemente esses setores. Ela mencionou que Goiânia, uma das cidades que mais cresce no Brasil, precisa adaptar seu crescimento econômico à realidade atual.
Quando questionada sobre o perfil de seu futuro secretário de Finanças, Accorsi afirmou que o escolhido deve ser técnico, honesto e ter sensibilidade para apoiar programas sociais.
Novas Secretarias e Parcerias
Accorsi anunciou a recriação da Secretaria de Indústria e Comércio, com foco na micro e pequena empresa, além de um polo industrial de economia limpa e tecnologia moderna. Ela também informou que o vice-presidente Geraldo Alckmin virá a Goiânia para discutir a transformação da cidade em um polo industrial.
Banco do Povo e Economia Solidária
Entre outras propostas, Accorsi mencionou a recriação do Banco do Povo para fomentar novos negócios, especialmente para mulheres, que são a maioria das chefes de família na capital. Ela também pretende promover a economia solidária por meio de cooperativas de recicláveis, artesanato, costura e agricultura familiar.
Infraestrutura e Eventos
A pré-candidata ressaltou a importância de retomar a vocação de Goiânia como polo de eventos, citando a bienal do livro e a virada cultural como exemplos. Ela também prometeu melhorar a infraestrutura dos polos de vestuário da 44 e da Feira Hippie, com melhorias na iluminação, organização do trânsito e divulgação.
Modernização da Gestão Pública
Para viabilizar todas essas propostas, Accorsi enfatizou a necessidade de modernizar a gestão pública. “Muitas empresas não conseguem abrir em Goiânia devido à falta de um atendimento ágil, moderno e desburocratizado”, observou.
Além dessas propostas, Accorsi abordou temas como educação, saúde, trânsito, habitação e segurança. O evento foi promovido pelo Centro Acadêmico de Economia da UFG e contou com a presença de estudantes, professores e lideranças políticas.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp