A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) investiga um surto de doença diarreica aguda (DDA) em 12 municípios goianos. Divulgada pela pasta, nesta quarta-feira (7), a ação tem parceria com a Saneago, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento, além da prefeitura e secretarias dos municípios.
Campos Belos é o município com o maior número de casos. Ao todo, foram registrados 1.130 casos entre os meses de junho a agosto.
Os registros tiveram incidência, ainda, em Cavalcante e Monte Alegre. Outros municípios com surtos identificados são: Minaçu, São Miguel do Araguaia, Nova Crixás, Aruanã, Britânia, Diorama, Palmeiras de Goiás, Cachoeira Alta e Goiatuba. Até o momento desta matéria, 2.363 casos foram registrados nos 12 municípios.
De acordo com a SES, o número deve aumentar entre os meses de agosto a setembro. A pasta mobiliza equipes para investigar possíveis agentes causadores da doença, monitorar a situação de implementar medidas de controle.
A infecção
A presença da bactéria Escherichia Coli foi confirmada em amostras de água, o que sugere que essa possa ser uma das causas do aumento de casos.
Outras hipóteses, como rotavírus, são investigadas.
Medidas de prevenção
A fim de conter a doença, o governo do Estado tem atuado no fechamento de poços irregulares em terrenos particulares e notificado os proprietários para regularização. Apenas em Campos Belos, cinco foram fechados.
São verificadas, ainda, outras fontes de contaminação, como rios próximos, lixões e empresas que utilizam produtos químicos.
A DDA é conhecida como uma doença que pode ser prevenida e controlada a partir de medidas simples de higiene e saneamento básico.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp