AparecidaEntretenimento
Tendência

Aparecida sedia projeto de formação em dança

Projeto reúne apresentações artísticas e ações de formação abertas ao público goiano

Por Eduardo Marques

 

Aparecida de Goiânia sedia parte da programação da “FOCCA 2024 – Cartografias de Poéticas Afirmativas e Danças da Indignação”. A atividade no município está programada para acontecer  no curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) no dia 21 de agosto, das 19 horas às 22 horas. Um evento gratuito com arte, atividades democráticas com a oportunidade de reflexão sobre  temáticas identitárias e ambientais anticoloniais.

A FOCCA 2024 acontece entre 15 de agosto a 20 de setembro. O  projeto reúne apresentações artísticas e ações de formação abertas ao público goiano e com inscrição via formulário disponível no instagram oficial e no local de realização, além de uma residência artística na qual se reúnem artistas,  educadores, terapeutas, ativistas, para criação artística e troca de saberes. A maioria das atividades serão realizadas com acessibilidade em Libras.

As ações acontecerão em 6 locais em Goiânia: Núcleo Takinahaky de Educação Intercultural da Universidade Federal de Goiás (UFG), a Federação de Teatro de Goiás (Feteg), a Faculdade de Licenciatura em Dança (UFG), Centro Educacional Bilíngue Escola para Surdos, o Ribeirão João Leite e no evento que reúne grandes expressões da cultura afrobrasileira em Goiânia, o Batucagê. No município de Trindade, a programação estará concentrada no Quilombo Vó Rita.

E paralelamente, como ação de contrapartida do projeto, segue desde o dia 15 julho até o dia  30 de setembro o Laboratório FOCCA com aulas de dança na água que acontecerão nas piscinas da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG) com atividades gratuitas e abertas à comunidade. Podem participar todas as pessoas, prioritariamente pessoas vulnerabilizadas por marcadores sociais de raça, gênero, classe, etarismo e capacitismo. Não precisa saber nadar, nem dançar e as inscrições serão feitas no local das aulas.

Para Ana Alonso, proponente e coordenadora do projeto, a proposta busca aproximar experiências e saberes da cultura popular afro-brasileira, saberes ancestrais indígenas, danças/poéticas/políticas das águas, intervenções urbanas, performances e as militâncias ambiental e LGBTQIAPN+. “É um projeto de formação em dança com perspectiva inter e multicultural, multidisciplinar que deseja”, afirma.

Gal Martins é destaque na programação do evento 

Um destaque da programação é a participação da artista paulista Gal Martins que dá nome ao evento com a metodologia que ela desenvolveu a “Dança da Indignação”. A artista também é fundadora da Cia Sansacroma e Zona Agbara que busca expressar indignações coletivas por meio de uma abordagem poética e política que une arte e vida.

Assim como a participação do  Mestre Pedro Peu, capoeirista, dançarino, compositor e percussionista, baiano, natural de Feira de Santana (BA) que atualmente desenvolve seus trabalhos em São Paulo e fará atividades no Quilombo Vó Rita e Batucagê, importante evento goiano em homenagem à cultura afro-brasileira. Além de grandes nomes de artistas e pesquisadores da dança e da performance goiana e de outros estados brasileiros.

“FOCCA 2024 – Cartografias de Poéticas Afirmativas e Danças da Indignação” se realizará em 3 momentos: Residência Convivial: Confluências e Afluências; Fluxos: Águas e Poéticas Afirmativas e Transbordamentos: Poética e Política Trans Desaguando Performances. Os três momentos compreendem um percurso formativo interligado, com residência convivial, rodas de conversa/palestras, intervenções urbanas, performances, trocas de saberes, oficinas e cursos.

Já os melhores momentos da residência artística, atividade que os artistas ficam dias vivenciando e criando arte,  serão conferidos pelo instagram: @focca.aguasdancam. A residência também contará com momentos abertos ao público como a programação que acontecerá na comunidade Quilombola Vó Rita em Trindade com a participação de lideranças desta comunidade e do quilombo Jardim Cascata de Aparecida de Goiânia.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo