O incêndio florestal que afeta o Parque Estadual do João Leite (PEJOL) e o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (PEAMP), em Goiânia, já consumiu 239 hectares, segundo informações do Corpo de Bombeiros divulgadas na quarta-feira (14/8). As queimadas, registradas desde a segunda-feira (12), mobilizaram uma força-tarefa que segue empenhada em evitar a propagação das chamas, especialmente na região do Bloco dos Ipês, com os trabalhos continuando nesta quinta-feira (15).
De acordo com os Bombeiros, na tarde de quarta-feira, a combinação de alta temperatura e baixa umidade relativa do ar intensificou o incêndio, aumentando o risco de propagação para o outro lado da rodovia BR-060. Embora alguns focos tenham sido identificados no canteiro central e na faixa de domínio oposta da rodovia, as equipes conseguiram extinguir as chamas, impedindo que o fogo atingisse as áreas preservadas do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco.
A força-tarefa, composta por militares do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) e brigadistas da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), continuou os esforços de combate durante a noite. A corporação alerta os motoristas que trafegam pela BR-060 para redobrar a atenção e reduzir a velocidade, devido à visibilidade prejudicada pela fumaça nos trechos próximos ao incêndio.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp