AparecidaPolítica
Tendência

PESQUISA EXATA/DIÁRIO DE APARECIDA: Leandro cresce, vai a 31,10% e já encosta em Alcides

Nova pesquisa do Instituto Exata mostra queda do candidato do PL e confirma mudança no cenário eleitoral de Aparecida

Pesquisa do Instituto Exata, devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral, confirma que os 55% de intenções de votos que o Professor Alcides já alcançou em outros levantamentos ficaram definitivamente para trás: agora, Alcides tem 44,18%, com Leandro Vilela saltando para 31,10%.

A diferença entre Leandro e Alcides agora é de apenas 13,8 pontos percentuais, depois de já ter alcançado patamares superiores a 20 pontos percentuais.

Trata-se da 1ª pesquisa em que o candidato do MDB ultrapassa a barreira dos 30%. Especialistas, no entanto, já aguardavam esse resultado, uma vez que o representante da coligação MDB-UNIÃO BRASIL saiu a campo com apoios consistentes como o do governador Ronaldo Caiado e o do ex-prefeito Gustavo Mendanha, esse considerado o maior cabo eleitoral de Aparecida.

Willian Panda, do PSB, aparece com 4,3%. Não sabem, 9,25%, e nenhum candidato, 10,24%. O levantamento é estimulado, ou seja, os entrevistados respondem a uma pergunta em que os três nomes registrados para a disputa pela prefeitura de Aparecida são citados nominalmente.

Durante mais de um ano e meio, desde que foi encerrada a eleição de 2022, quando se elegeu deputado federal, Professor Alcides passou a liderar todas as pesquisas. Na prática, contudo, Alcides não tinha adversário ou, quando tinha, esse era o prefeito Vilmar Mariano, que sempre teve alta rejeição popular em Aparecida e nunca significou qualquer antagonização ao Professor.

O lançamento de Leandro Vilela, embora definido somente no final de junho último pela base governista aparecidense, alterou radicalmente esse cenário e colocou um oponente de calibre para o candidato do PL.

Na pesquisa espontânea, em que não se menciona nenhum candidato, mas apenas se pergunta em quem se votará, Professor Alcides teve 36,42%, Leandro Vilela 24,51% e Willian Panda, 3,35%. Não sabem, 31,69%, e 4,04% nenhum candidato. Dados que confirmam a existência de um elevado número de eleitores indecisos, já apurada por outros institutos como o Direct, que apontou na semana passada 42,2% de indecisos, conforme a sua pesquisa espontânea.

A rejeição dos três candidatos também foi avaliada pelo levantamento do instituto Exata. Professor Alcides e Leandro Vilela estão quase empatados (dentro da margem de erro, inclusive): não votariam de jeito nenhum em Alcides 8,17% dos entrevistados, ao passo em que 10,04% não sufragariam jamais o nome de Leandro. William Panda é campeão de rejeição, com 21,16% de recusa ao seu nome. Não rejeitam ninguém, 54,72%, e rejeitam todos, 5,91%.

 

53,84% votariam em nome indicado por Caiado e 46,85%, por Mendanha

A pesquisa do Instituto Exata buscou também apurar o peso dos cabos eleitorais considerados de maior peso em Aparecida, ou seja, o governador Ronaldo Caiado e o ex-prefeito Gustavo Mendanha.

Os dois apoiam o representante do MDB-UNIÃO BRASIL Leandro Vilela, aparecendo quase que diariamente em eventos e peças de propaganda ao lado do candidato.

A questão da participação dos cabos eleitorais de tidos como influentes em Aparecida ganhou corpo porque, na prática, tem sido o foco da campanha de Leandro Vilela.

Segundo a pesquisa do Instituto Exata, seguiriam a recomendação de Caiado 53,84% dos eleitores aparecidenses, enquanto 46,85% responderam que sim, votariam em candidato recomendado por Mendanha.

No 1º caso, ou seja, quanto ao apoio de Caiado, 29,82% responderam que não, isto é, que não votariam em um nome avalizado pelo governador. Não sabem, 16,34%.

Na 2ª hipótese, a propósito de um pedido de Mendanha, 38,39% não atenderiam. Não sabem, 14,76%.

A avaliação do governador Ronaldo Caiado também foi explorada pelo Instituto Exata e mais uma vez confirmou a elevada aprovação verificada por outros institutos.

Caiado tem 87,31% de ótimo e bom: 25,89% de ótimo e 61,42% de bom. Péssimo e ruim, apenas ou 7,28% de ruim e 2,95% de péssimo, enquanto 2,46% não souberam responder.

 

DADOS TÉCNICOS

A pesquisa do Instituto Exata foi registrada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás sob o número GO-09318/2024 e realizada entre os dias 14 e 14 de agosto, sob contratação do jornal DIÁRIO DE APARECIDA. Tamanho da amostra: 800 entrevistas. A margem de erro máxima é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando-se um nível de confiança de 95%.

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo