Em resposta à crescente preocupação com a epidemia de MPOX, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (UNIÃO/GO) apresentou recentemente dois requerimentos e um Projeto-de-Lei no Congresso Nacional, com o objetivo de antecipar e intensificar a discussão sobre o combate ao vírus MPXV em âmbito nacional. O deputado é coordenador da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso.
Entre as ações destacadas, está o Requerimento de Informação nº 3153/2024, onde o deputado solicita à ministra da Saúde, Nísia Verônica Trindade Lima, esclarecimentos sobre as vacinas MPOX adquiridas em 2023 que estão com a validade vencida.
O deputado também propôs um Projeto-de-Lei que autoriza o Poder Executivo federal a doar vacinas contra o MPOX a outros países afetados pela epidemia, em um gesto de cooperação humanitária internacional.
Além disso, Dr. Zacharias Calil requereu a realização de uma Audiência Pública para discutir a nova variante da viruela do mono (mpox) e suas implicações para a saúde pública. A audiência contará com a participação de especialistas em saúde pública, epidemiologistas, representantes do Ministério da Saúde e organizações internacionais de saúde.
“Estamos diante de uma situação que exige medidas rápidas e eficazes. Nosso objetivo é garantir que o Brasil esteja preparado para enfrentar essa ameaça de forma proativa e solidária, tanto internamente quanto no cenário internacional,” afirmou o deputado Dr. Zacharias Calil, que se mostra preocupado com possíveis crises sanitárias no país.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp