Festival Bon Odori começa neste fim de semana em Goiânia
Evento espera receber cerca de 8 mil pessoas no Clube Kaikan
O Bon Odori, que em 2024 celebra sua 22ª edição, será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em Goiânia. Com o apoio da Prefeitura de Goiânia, o evento ocorrerá das 19h às 23h, e neste ano traz o tema “Anime-se!”. De acordo com a organização, o tema homenageia os antepassados com alegria, comida, música e dança, além de fazer alusão à cultura dos animes, populares tanto no Brasil quanto no mundo.
A festividade, já tradicional no calendário goianiense, espera receber novamente cerca de 8 mil pessoas no Clube Kaikan, assim como em 2023. A correalização do evento é da Embaixada do Japão no Brasil e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO). Na segunda noite, as apresentações serão transmitidas ao vivo pelo YouTube da Embaixada do Japão.
O Bon Odori é organizado pela Associação Nipo-Brasileira de Goiás. A cerimônia, que já era realizada internamente desde o final dos anos 1940, celebra a cultura japonesa com dança, música, artes e culinária. Neste ano, o evento contará com a participação do grupo Kyoushin Daiko de Goiânia, pioneiro em apresentações de taikô na cidade.
O ponto alto do festival são as danças japonesas, onde todos são convidados a participar utilizando adereços tradicionais. O Matsuri Dance, uma fusão de movimentos tradicionais e modernos, também promete animar o público.
O altar com frutas da estação está em preparação
Os organizadores estão preparando o altar com frutas da estação, quimonos novos e o taikô para receber o público. Tradicionalmente realizado após o pôr do sol, o festival celebra a crença de que os antepassados retornam para festejar com seus descendentes uma vez por ano.
No festival, os visitantes poderão degustar pratos típicos japoneses como sushi, sashimi, yakisoba, tempurá, udon, guioza, temaki e shimeji, além de pratos que misturam a culinária oriental com a goiana, como disco de carne e espetinho de frango. Exposições de artes nipônicas, como a caligrafia shodô, também estarão presentes.
Com cerca de 500 voluntários, a produção do Bon Odori envolve planejamento, patrocínios, apresentações, decorações e atendimento ao público. A Associação Nipo-Brasileira do Estado de Goiás (Kaikan), responsável pelo evento, não possui fins lucrativos. O festival conta com o apoio da prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), e pretende divulgar a cultura japonesa, com a arrecadação sendo destinada à manutenção da associação e preservação das tradições.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp