Goiás liderou em quantidade de tentativas de fraude na Região Centro-Oeste, com mais de 106 mil golpes registrados somente no primeiro semestre, segundo relatório da ClearSale. O estado goiano, juntamente com o Distrito Federal, apresentou um percentual de 1,6% nas tentativas de fraude da região.
Em termos financeiros, as tentativas de fraude em Goiás somaram R$ 116,4 milhões, com um ticket médio de R$ 1.097,87. O ticket médio refere-se ao valor médio de cada tentativa de fraude, calculado dividindo-se o valor total das tentativas pelo número de ocorrências registradas.
O Distrito Federal também apresentou um percentual de 1,6%, com 98,7 mil tentativas de fraude, totalizando R$ 77,2 milhões e um ticket médio de R$ 782,07. No Mato Grosso, foram registradas 23,5 mil tentativas, representando 0,9% do total, com um valor de R$ 27,1 milhões e um ticket médio de R$ 1.153,91. Já o Mato Grosso do Sul teve 29,4 mil tentativas de fraude, correspondendo a 1% do total, com um valor de R$ 34,3 milhões e o maior ticket médio da região, de R$ 1.168,01.
Para evitar fraudes, as empresas devem adotar políticas de segurança interna, treinando colaboradores em boas práticas de cibersegurança e verificando a autenticidade de sites e e-mails antes de fornecer informações sensíveis. Além disso, é essencial usar criptografia para proteger dados e investir em soluções antifraude e ferramentas de segurança da informação, como firewalls, para se defender contra ciberataques e reduzir riscos financeiros.
Diante desse cenário, Daniel Nascimento, Head de Vendas da Soluti, enfatiza a importância de investir em segurança digital. “As empresas em Goiás precisam melhorar suas estratégias de segurança investindo em treinamento e conscientização dos colaboradores, além de ferramentas de segurança. Sem isso, a disputa contra os atacantes fica bastante comprometida, quase que na ‘sorte’”.
A Soluti, líder no mercado de certificação digital no Brasil, oferece soluções tecnológicas que ajudam empresas a evitar fraudes e garantir a autenticidade das transações. Nascimento ressalta ainda o papel da educação digital na redução de fraudes. “É imprescindível treinar o time para que consigam identificar um ataque. Uma pessoa consciente consegue evitar o ataque e inclusive impedir que ele seja disseminado, já avisando ao time de segurança ou TI da empresa.”
Apesar das soluções disponíveis, o Head de Vendas da Soluti aponta que pequenas e médias empresas enfrentam desafios ao implementar essas medidas. “O principal desafio é que muitas empresas ainda não entendem a gravidade desse cenário e não se preparam para se defender. Muitos gestores acreditam que não serão alvos por conta do tamanho de suas empresas, o que deixa a ‘guarda baixa’ e os torna propícios a sofrerem ataques que podem causar danos significativos”, afirma Daniel Nascimento.
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