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Goiás tem mais de 106 mil tentativas de golpes online

Estado foi líder em número de tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2024

Goiás liderou em quantidade de tentativas de fraude na Região Centro-Oeste, com mais de 106 mil golpes registrados somente no primeiro semestre, segundo relatório da ClearSale. O estado goiano, juntamente com o Distrito Federal, apresentou um percentual de 1,6% nas tentativas de fraude da região.

Em termos financeiros, as tentativas de fraude em Goiás somaram R$ 116,4 milhões, com um ticket médio de R$ 1.097,87. O ticket médio refere-se ao valor médio de cada tentativa de fraude, calculado dividindo-se o valor total das tentativas pelo número de ocorrências registradas.

O Distrito Federal também apresentou um percentual de 1,6%, com 98,7 mil tentativas de fraude, totalizando R$ 77,2 milhões e um ticket médio de R$ 782,07. No Mato Grosso, foram registradas 23,5 mil tentativas, representando 0,9% do total, com um valor de R$ 27,1 milhões e um ticket médio de R$ 1.153,91. Já o Mato Grosso do Sul teve 29,4 mil tentativas de fraude, correspondendo a 1% do total, com um valor de R$ 34,3 milhões e o maior ticket médio da região, de R$ 1.168,01.

Para evitar fraudes, as empresas devem adotar políticas de segurança interna, treinando colaboradores em boas práticas de cibersegurança e verificando a autenticidade de sites e e-mails antes de fornecer informações sensíveis. Além disso, é essencial usar criptografia para proteger dados e investir em soluções antifraude e ferramentas de segurança da informação, como firewalls, para se defender contra ciberataques e reduzir riscos financeiros.

Diante desse cenário, Daniel Nascimento, Head de Vendas da Soluti, enfatiza a importância de investir em segurança digital. “As empresas em Goiás precisam melhorar suas estratégias de segurança investindo em treinamento e conscientização dos colaboradores, além de ferramentas de segurança. Sem isso, a disputa contra os atacantes fica bastante comprometida, quase que na ‘sorte’”.

A Soluti, líder no mercado de certificação digital no Brasil, oferece soluções tecnológicas que ajudam empresas a evitar fraudes e garantir a autenticidade das transações. Nascimento ressalta ainda o papel da educação digital na redução de fraudes. “É imprescindível treinar o time para que consigam identificar um ataque. Uma pessoa consciente consegue evitar o ataque e inclusive impedir que ele seja disseminado, já avisando ao time de segurança ou TI da empresa.”

Apesar das soluções disponíveis, o Head de Vendas da Soluti aponta que pequenas e médias empresas enfrentam desafios ao implementar essas medidas. “O principal desafio é que muitas empresas ainda não entendem a gravidade desse cenário e não se preparam para se defender. Muitos gestores acreditam que não serão alvos por conta do tamanho de suas empresas, o que deixa a ‘guarda baixa’ e os torna propícios a sofrerem ataques que podem causar danos significativos”, afirma Daniel Nascimento.

 

 

 

 

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