Cidades

Intolerância no trânsito é a causa de várias mortes no Brasil

Dados apontam que parte das ocorrências de lesão corporal, homicídio tentado ou consumado, são provenientes de motivos fúteis

Sinais de disparos de arma de foto a ocupantes de veículo. Foto. Reprodução

Estudos realizados por entidades da segurança pública apontam que a intolerância é um dos principais fatores para mortes no trânsito. Uma simples fechada, pequenas colisões, ou simplesmente uma “buzinada”, tem ocasionado em lesões corporais, tentativas de homicídios ou homicídios consumados. 

Segundo os estudiosos em mobilidade urbana, parte das brigas no trânsito são oriundas de problemas familiares e profissionais, que os condutores não conseguem separar na hora que estão na direção de veículos, resultando em ações violentas e desproporcionais durante acidentes ou incidentes. Como aconteceu no Estado de São Paulo em junho deste ano: motoristas registraram o momento em que um homem sacou uma arma e atirou diversas vezes contra ocupantes de um outro veículo, após um desentendimento na Rodovia Castello Branco. Um dos tiros foi em direção a passageira do carro, que também teve seus pneus perfurados pelos disparos. Por sorte, ninguém se feriu. 

À época, o homem foi denunciado, localizado e preso por agentes da Polícia Civil paulista. Ele foi indiciado pelo crime de tentativa de homicídio por motivo fútil, e responde o processo em liberdade.   

Motorista de ônibus X cavaleiro 

Uma briga de trânsito inusitada, mas não menos violenta, foi registrada na cidade de Bela Vista de Goiás, na região metropolitana de Goiânia, em junho deste ano, envolvendo um motorista do transporte coletivo e um homem que participava de uma cavalgada. O vídeo que viralizou nas redes sociais, mostra o momento que o cavaleiro bate na janela do ônibus e desfere palavras contra o motorista, que desce do veículo com uma barra de ferro na mão, tentando acertá-lo. Após alcançá-lo, o jovem é derrubado do animal, iniciando as vias de fato que foram cessadas com a ajuda de uma terceira pessoa.

Incendiou carro após briga

Um desentendimento no trânsito na cidade de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, levou um homem a atitudes extremas na tarde de quinta-feira (5). Câmeras de monitoramento registraram o momento que ele incendiou o veículo do desafeto, que estava estacionado em uma via do município. Policiais militares do 2º Batalhão conseguiram localizar o suspeito através do modelo do veículo utilizado na fuga, identificado nas imagens. Durante a abordagem, ele confessou que incendiou o veículo em retaliação a um acidente de trânsito que resultou na quebra da lanterna dianteira de seu carro, e recusada a reparação dos danos. O responsável pelo incêndio e a vítima foram conduzidos para a Central de Flagrantes da capital, local em que as investigações seguem em curso.

Estudo revela dados alarmantes

Dados publicados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, indicam que em média cinco pessoas morrem a cada hora no Brasil vítimas de discussões no trânsito. A pesquisa foi divulgada há dois anos, sendo considerada a mais atualizada e que aproxima da realidade do trânsito brasileiro. 

Segundo os especialistas que compõem o observatório, são diversos fatores que levam a situação que tem se agravado de forma contínua; desde de pessoas que utilizam o ambiente de trânsito para desabafarem a aqueles com problemas emocionais, que utilizam o emprego da violência por motivos fúteis. 

Para os estudiosos, a conscientização através dos cursos ministrados durante o processo de adesão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), como campanhas educativas no decorrer do ano, é crucial para diminuírem o índice de mortes no trânsito, por situações que podem ser evitadas pelos condutores. 

Por Brunno Moreira

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo