AparecidaNotíciasPolítica
Tendência

Pesquisa Igape: diferença entre Alcides e Leandro cai para apenas 9,3 pontos

Novo levantamento aponta mudança no cenário eleitoral aparecidense a partir do início do horário gratuito

por José Luiz Bittencourt

 

Um novo levantamento do Igape – Instituto Gazeta de Pesquisas confirma que o quadro eleitoral em Aparecida saiu da estagnação e entrou em evolução acelerada.

O motivo, óbvio, é o início do horário gratuito de propaganda dos candidatos no rádio e na televisão. Os programas já estão no ar desde o dia 30 de agosto, impactando o eleitorado.

Na pesquisa estimulada do Igape, devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás, Professor Alcides ainda aparece na frente com 43% das intenções de voto. Anteriormente, pelo mesmo Igape, Alcides cravava 44,5%, na última semana de agosto.

Leandro Vilela segue em 2º lugar, com 33,7%, sendo que, na última pesquisa também do Igape, estava com 32%. Willian Panda alcançou 8,9%, após chegar a 5,7% no levantamento anterior.

A porcentagem de eleitores que não votaria em nenhum dos candidatos apresentados é de 6%, e aqueles que optariam por branco ou nulo somam 1,2%. Já 7,2% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar. Pelos números do Igape, a diferença entre Professor Alcides e Leandro, que era de 12 pontos, caiu para 9,3%.

Os novos índices apurados pelo instituto confirmam as expectativas da campanha de Leandro Vilela e dos analistas políticos sobre o cenário eleitoral em Aparecida, ou seja: com a veiculação dos programas de propaganda dos candidatos no rádio e televisão, o representante da base governista tenderia a subir, já que se tornaria conhecido da integralidade da população e compensaria assim o fato de ter sido lançado somente em junho último, enquanto Alcides está em campanha desde o final das eleições de 2022, quando se elegeu deputado federal e se lançou para a prefeitura.

Na pesquisa espontânea do Igape, quando os eleitores declaram seus candidatos preferidos sem receber uma lista prévia, Professor Alcides lidera com 29,7% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Leandro Vilela, com 15,3%, seguido por Willian Panda, com 4,5%, e Gustavo Mendanha, com 1,3%.

Ainda na espontânea, 49,2% não souberam ou não quiseram indicar um candidato – o que, mais uma vez, reafirma que é alto o percentual de indecisos em Aparecida e que há espaço para que os candidatos cresçam nas intenções de voto – menos para Alcides, que parece ter batido em um teto.

Segundo o vice-governador Daniel Vilela, essa situação só favorece a candidatura de Leandro Vilela, à medida em que se tornar conhecido: “Alcides figura na liderança pelo fato de ser o mais lembrado, afinal está na vida política há meia década”.

“O nosso adversário foi candidato a vereador em 1974. Vamos fazer uma conta: de 1974 a 2024, são cinquenta anos. Há 50 anos ele foi candidato a vereador e foi vereador em Aparecida. Eu não digo isso para criticá-lo. Só estou dando o motivo pelo qual ele está à frente nas pesquisas, no momento”, pontuou o vice-governador

METODOLOGIA

Os dados foram coletados em Aparecida de Goiânia no período de 02 de setembro de 2024 a 04 de setembro de 2024, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram realizadas 600 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.

A pesquisa, contratada pela TV Atual Record News, foi devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o n.º GO-09219/2024.

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo