Após mais de 135 dias sem chuvas, o rio Meia Ponte atingiu o nível crítico 3 no último sábado (7), conforme divulgado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Em vídeo publicado nas redes sociais, a secretária Andréa Vulcanis anunciou ações imediatas do Governo de Goiás e explicou o cenário previsto para os próximos dias.
Segundo Vulcanis, há expectativa de precipitações para a segunda metade de setembro, o que pode amenizar a situação. Contudo, ela ressaltou a importância de um esforço coletivo para assegurar o abastecimento de água em Goiânia e na região metropolitana. Durante o fim de semana, 16 equipes da Semad foram destacadas para visitar 83 pontos de captação no Alto Meia Ponte, com o objetivo de fiscalizar, orientar e promover o consumo consciente, abrangendo empresas e propriedades rurais.
De acordo com a deliberação 21/2022 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Meia Ponte, com o rio operando abaixo de 3 mil litros por segundo, é necessário reduzir em 50% a captação de água, excetuando-se o uso para abastecimento doméstico e criação de animais.
Vulcanis também informou que, a partir de segunda-feira (9), o governo entrará em contato com proprietários de barragens na região. Caso a situação se agrave, a Semad poderá solicitar a liberação controlada de água para garantir o abastecimento da população.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp