Política

Atlas/Intel: Vilela dispara, chega a 45,3% e agora pode liquidar a fatura no 1º turno

Candidato do MDB-União Brasil chega à reta final como líder absoluto das pesquisas, enquanto Professor Alcides despenca

A eleição em Aparecida virou: o candidato da base governista Leandro Vilela assumiu em definitivo o 1º lugar e colocou 10,1 pontos à frente do representante do PL, Professor Alcides.

Esse é o resultado da pesquisa do Instituto Atlas/Intel, um dos mais credenciados do País, divulgado na noite de ontem (30), inclusive em veículos da imprensa nacional como o site Poder 360.

Vilela conseguiu uma grande arrancada na reta final da campanha e pode vencer a eleição já no 1º turno. Ele tem 45,3% das intenções de voto no levantamento estimulado. Os números são da 3ª rodada da pesquisa Atlas/Intel na cidade, divulgada ontem (30) pelo Portal 6.

Vilela cresceu 8,3 pontos percentuais na comparação com a rodada anterior, divulgada em 20 de setembro. O candidato do MDB passou de 37% para 45,3% em dez dias. Professor Alcides (PL) tinha 36% e agora tem 35,2%, oscilando 0,8 ponto para baixo. A vantagem do emedebista sobre Alcides é de 10,1 pontos percentuais. O vereador Willian Panda (PSD) tem 10,3% das intenções de voto.

Em votos válidos, com a exclusão de brancos, nulos e dos eleitores indecisos, Vilela chega na semana da eleição com 49,8% dos válidos. Professor Alcides tem 38,8% e Panda,11,3%. Para encerrar a disputa no 1º turno, Vilela precisa obter 50% dos votos válidos mais um.

Isso significa que faltam apenas 0,2 décimos de ponto para que a eleição venha a ser liquidada já no próximo dia 6 de outubro, sem necessidade de recurso a um 2º turno.

A pesquisa do Atlas/Intel é a mais abrangente realizada até agora em Aparecida. Foram consultados 1.202 eleitoras e eleitores, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 3 pontos para mais ou para menos.

Isso dá segurança total sobre os dados apurados. O Atlas/Intel é um instituto de pesquisas inovador, que utiliza técnicas importadas dos Estados Unidos e realiza seus levantamentos localizando os entrevistados pela internet, com checagem completa sobre a autenticidade de cada opinião.

 

Na simulação de 2º turno, Vilela derrota Alcides por 50% a 36%

O cenário das eleições em Aparecida tornou-se amplamente favorável ao candidato da coligação MDB-União Brasil Leandro Vilela.

Segundo os dados da pesquisa do Instituto Atlas/Intel, Vilela está a um passo de vencer a eleição no 1º turno. Na somatória dos votos válidos, que é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para verificar o resultado das urnas, ele chega a 49,8%, a apenas 0,2 décimos de liquidar a fatura sem necessidade de 2º turno.

Professor Alcides caiu para 38,8%, enquanto William Panda fechou com 11,3%.

A situação de Alcides começou a se deteriorar quase que imediatamente após o lançamento de Vilela, no final de junho último. Até então, o candidato do PL corria sozinho na raia e aparecia absoluto em 1º lugar em todas as pesquisas.

O candidato do PL adotou a estratégia de não dar entrevistas, não responder a sabatinas e não participar de debates, o que levou a um desgaste acentuado da sua imagem. Além disso, nunca esclareceu os inúmeros episódios controversos do seu passado, como os casos de machismo e preconceito contra mulheres, corrupção, irregularidades na sua universidade e dívidas milionárias em cobrança judicial, sem falar em um processo que pode cassar o registro da sua candidatura a qualquer momento: ele foi demitido por receber sem trabalhar na Secretaria Estadual de Educação e por isso estaria inelegível, conforme a Lei da Ficha Limpa.

O Instituto Atlas Intel também realizou simulações para um hipotético 2º turno em Aparecida. No embate mais provável, Vilela vence Professor Alcides por 50% a 36%, com vantagem de 14 pontos percentuais. O levantamento evidencia que o emedebista herda um percentual de votos de Panda, enquanto Alcides permanece estagnado. Vilela também supera Panda por 53% a 20% em um 2º turno.

 

Botão Voltar ao topo