por Eduardo Marques
Principais geradoras de emprego e riqueza em todo o território goiano, as pequenas e médias empresas representam 90% de todos os negócios formais existentes, de acordo com informações da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg). Com o objetivo de oferecer condições para que esses empreendedores apostem no próprio negócio e ampliem as empresas para gerar mais renda, o governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, irá levar a ação Impulso Goiás – Pequenas Empresas para a Feira do Empreendedor de Aparecida de Goiânia.
A Feira do Empreendedor de Aparecida de Goiânia foi lançada oficialmente na manhã da última quarta-feira, 9, na sede da Regional Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Goiás (Sebrae-GO), instalada no complexo da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).
O evento será entre a próxima sexta-feira (18) a domingo (20), das 9 às 22 horas, na praça da Liberdade, no setor Garavelo. A programação está prevista para contar com oficinas, palestras, consultorias, exposição de produtos de moda e artesanato, circuito gastronômico, apresentações musicais e exposição de carros clássicos, além de feirão de emprego.
Ao representar o governo de Goiás durante o lançamento do evento, a chefe de gabinete da Secretaria da Retomada, Suellen Mara de Lima, reafirmou a importância da parceria que existe com o Sebrae-Goiás, desde quando a pasta foi instituída, em 2020, para buscar formas de auxiliar empresários a enfrentar a pandemia de Covid-19.
Para Suellen, a expectativa pelo evento é alta. A avaliação positiva da parceria com o Sebrae advém da força da instituição, conforme avaliou Suellen.
“Sempre nos ajuda a fortalecer os pequenos negócios com consultorias internas para atender aos empresários e empreendedores, com palestras importantes e planos de negócios para melhorar a sobrevida das empresas”, destacou. Por fim, salientou a importância da atuação da instituição. “O Sebrae pega na mão e ajuda a entender a necessidade do empreendedor. Dá essa clareza”, arrematou.
O Impulso GO Pequenas Empresas está disponível para interessados em abrir uma empresa até empreendedores que querem investir na ampliação e fortalecimento dos seus negócios, que estejam no parâmetro de pequeno porte: faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8 milhões e de 10 a 49 colaboradores. Entre as ações previstas estão: apoio a feiras locais, capacitação; formação em comércio exterior; participação em eventos locais; garantia a crédito; consultoria para acesso a crédito; transformação digital; espaço em distrito industrial; divulgação e networking interestadual; e quitação de dívidas.
Sebrae do município contribui para o fortalecimento da economia local
Antônio Carlos de Souza Lima Neto, diretor superintendente do Sebrae Goiás, ressaltou a relevância da agência regional de Aparecida de Goiânia pela relevância no contexto da atuação da instituição no estado. “Quando falamos do atendimento a pequenas e grandes empresas, grande volume de empresas que temos em Goiás, com toda certeza, temos uma concentração enorme nesta regional”, pontuou.
O diretor superintendente destacou que a Feira do Empreendedor é promovida em todas as regionais, com foco na participação e na oportunidade de envolver os 246 municípios do estado e, a partir da premissa da instituição, com todas suas soluções, trabalhos e ações para atender os empresários. “Esse é o nosso dever, nosso compromisso como instituição, como empresa. Criar e fortalecer parcerias é o nosso papel. Não fazemos nada sozinhos”, disse ao nominar os parceiros.
“Se o Sebrae está fazendo mais é porque todos nós estamos juntos. Independente de qualquer situação, todos nós temos como premissa número um estar onde o empreendedor precisa. A gente sempre tem que manter esse enfoque muito grande”, ressaltou Antônio Carlos.
Ao avaliar a realização da Feira do Empreendedor, Antônio Carlos ressaltou a importância da ação, já que em outubro é celebrado o Mês da Micro e Pequena Empresa. “Celebramos esse movimento importante do Sebrae que fomenta todo o empresariado no país, e não é diferente no nosso estado. A gente tem a consciência total do que esse suporte representa”, reiterou.
Expectativa dos organizadores é aproximar do público
Com expectativa positiva para a edição deste ano, o gerente da Regional Metropolitana do Sebrae, Marcelo Moura, pontuou que um dos fatores importantes foi a escolha do local para realização do evento. “Vamos fazer em uma praça pública, que é um local aberto”, citou.
Além disso, o diretor superintendente, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou que tanto a programação, com palestras, consultorias e oficinas, quanto horário de funcionamento da feira, levaram em consideração as condições de estar mais próximo ao empreendedor para dar suporte a ele. “Com certeza, esse papel nós estaremos cumprindo”, sublinhou.
Outro ponto salientado por Antônio Carlos trata da importância do ato de empreender na vida das pessoas, por ocupar 3º na lista de desejos da maioria da população. Ele também comentou sobre a expertise do Sebrae para oferecer o suporte necessário. “A Feira do Empreendedor vem com esse propósito, para a gente se aproximar ainda mais do nosso público”, concluiu.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp