A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta segunda-feira (21), a Operação “Caviar da Dengue”, investigando possíveis fraudes em um contrato de R$ 18 milhões firmado entre a prefeitura de Aparecida de Goiânia e uma empresa de Goiânia. O contrato, assinado em 2024, previa a aquisição de produtos para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A empresa contratada, que teria a exclusividade na fabricação e comercialização dos produtos, foi beneficiada pela dispensa de licitação. No entanto, a investigação apura se houve irregularidades na contratação, incluindo possível superfaturamento.
O Grupo de Repressão a Roubos da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC/GARRA) coordena a operação, que busca documentos e evidências que comprovem a fraude.
O Ministério Público de Goiás (MPGO) já havia recomendado a suspensão do contrato para análise de sua legalidade. A promotora Suelena Caetano Fernandes Jayme, responsável pela 18ª Promotoria de Justiça da comarca de Aparecida de Goiânia, deu um prazo de 15 dias para que a prefeitura, por meio do prefeito Vilmar Mariano e da secretária Valéria Pettersen, apresente justificativas sobre a dispensa de licitação e medidas adotadas em relação ao contrato. O não cumprimento pode resultar em medidas judiciais.
As buscas realizadas em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Abadia de Goiás visam coletar provas que possam esclarecer a extensão da fraude e a possível participação de servidores públicos no esquema.
As investigações seguem em andamento. Mais informações em breve.
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