O Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) promove, nesta quinta-feira (24/10), das 7 às 19 horas, a nona edição do Mutirão de Reconstrução Mamária. Ao todo, 11 pacientes que passaram por mastectomia terão a oportunidade de realizar a cirurgia plástica reparadora pelo SUS, com o intuito de auxiliar na autoestima das mulheres. A ação integra a campanha Outubro Rosa, que, neste ano, tem como tema “Um toque de amor pela vida”.
Organizada pelos cirurgiões plásticos Bruno Carvalho, Pablo Rassi e Andrea Pimentel, a iniciativa contará com 20 médicos voluntários, que dedicarão seu tempo como uma manifestação de cuidado, atenção e amor ao próximo. Realizada anualmente desde 2016, a ação já beneficiou mais de 120 pacientes.
“Esperamos que o projeto se estenda por muitos anos. Após a reconstrução, as pacientes deixam de se sentir entristecidas, passam a ter um estado melhor de humor e conseguem retomar suas atividades sociais e relações conjugais”, explica o cirurgião plástico Bruno Carvalho.
O médico acrescenta que a reconstrução mamária também estabelece um ponto de equilíbrio psicoafetivo. “É uma forma de resgatar a autoestima, o autocuidado e a autoconfiança na retomada da dignidade enquanto mulher e ser humano”, ressalta Bruno.
O cirurgião plástico Pablo Rassi também destaca os impactos positivos da ação na vida das pacientes contempladas. “É um projeto que ajuda a diminuir o sentimento de mutilação que elas apresentam após os procedimentos necessários para o tratamento do câncer de mama”, afirma.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp