Aparecida
Tendência

Aparecida vive alta de raios no período chuvoso. Saiba como se proteger

Em comparação a 2023, raios aumentaram mais de 16% este ano na cidade

por Eduardo Marques

 

Aparecida de Goiânia registrou 4.390 raios entre janeiro e setembro de 2024, segundo o sistema de monitoramento da Equatorial, concessionária responsável pela distribuição de energia no estado. O número é 16,19% maior que o do mesmo período do ano anterior, que foi de 3.778. Na capital, a alta foi de 23,91%. Em Goiás, a empresa calcula quase quatro milhões de descargas atmosféricas entre os meses de janeiro e setembro deste ano.

A companhia lembra o impacto que as tempestades, acompanhadas de descargas atmosféricas, provocam sobre a infraestrutura elétrica. Os raios podem causar interrupções no fornecimento de energia, além de danos a equipamentos e risco de acidentes fatais.

O levantamento mostra que, nos nove primeiros meses do ano, as cidades com maior incidência de descargas atmosféricas foram Rio Verde (93.972), Jataí (91.482), Niquelândia (89.490), Mineiros (87.396) e Cavalcante (77.775). Esses números reforçam a necessidade de manter atenção redobrada durante o período chuvoso, especialmente em regiões com maior atividade elétrica.

As descargas atmosféricas são responsáveis por cerca de 20% das interrupções no fornecimento de energia, causando curtos-circuitos e queima de equipamentos. Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, as tempestades não apenas derrubam árvores e galhos, que afetam a rede, mas também podem provocar a queda de postes e a ruptura de cabos.

“Em dia de forte chuva, a recomposição da rede elétrica pode demandar um tempo maior, principalmente quando é necessário substituir postes, cabos e até transformadores”, ressalta Vinicyus. Em todo o ano passado, foram contabilizados cerca de 14,4 milhões de raios em Goiás.

Clima favorece formação de descargas elétricas

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta que o Brasil, por ser um país tropical, tem a maior incidência de raios do mundo. Regiões quentes como Goiás favorecem a formação de tempestades e descargas elétricas. O aquecimento global tem gerado temperaturas extremas e temporais cada vez mais fortes, além de aumentar a quantidade de raios, segundo os pesquisadores. Por isso, é fundamental estar preparado para os riscos associados a esses fenômenos naturais.

Cuidados dentro de casa

  • Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;
  • Evite o uso de chuveiro ou torneira elétrica;
  • Evite consertos de instalações elétricas;
  • Se possível, permaneça dentro de casa enquanto estiver chovendo.

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo