por Helton Lenine
O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, em entrevista exclusiva, na tarde de quarta-feira (6) ao Diário de Aparecida, afirmou que os 25 vereadores têm autonomia para decidir sobre a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, ressaltando não ter preferência por nenhum dos pretendentes ao cargo de presidente.
“O Executivo vai respeitar as decisões do Legislativo e os vereadores vão conduzir, com toda a liberdade, o processo de escolha do presidente. Vamos agir em harmonia e aprovar as medidas que beneficiarão a cidade de Aparecida”.
A menos de dois meses da eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, cuja escolha está marcada para 1º de janeiro, vereadores da base governista e da oposição já discutem o processo de escolha do presidente. Gilsão Meu Povo (MDB), Tatá Teixeira (União Brasil) e André Fortaleza (PL) são alguns dos pretendentes.
Esta semana, vereadores já promoveram encontros para buscar apoios sobre a presidência da Casa. Alguns parlamentares já antecipam apoios, envolvendo principalmente parlamentares do MDB e União Brasil, partido da base da futura gestão de Leandro Vilela.
O prefeito eleito ressaltou que, nas conversas que mantém com os vereadores eleitos, tem deixado claro que todos têm a liberdade de tomar decisões sobre as questões internas do Legislativo, principalmente envolvendo a eleição da mesa diretora.
Leandro Vilela lembrou que, por ter integrado o Legislativo como vereador e deputado federal, sabe da importância de se respeitar a autonomia dos poderes. “Todos os vereadores têm condições de assumir a direção da Casa. Quem tiver o respaldo da maioria será eleito para a presidência e terá o meu respaldo para desenvolver o trabalho”.
“Primeiro, me inteirar da realidade administrativa e financeira da cidade, depois a escolha do secretariado”
O prefeito eleito de Aparecida disse que somente vai iniciar a formação do secretariado após receber todos os dados sobre a situação da prefeitura de Aparecida de Goiânia. “Ainda não pensei convidar as pessoas para a equipe de governo. Quero me inteirar primeiro da realidade administrativa e financeira da cidade”.
Ele deverá anunciar a equipe de governo somente na segunda quinzena de dezembro, mas a reportagem apurou que alguns nomes que fazem parte da comissão de transição podem ser convidados para a futura equipe de governo. “Temos bons quadros político-administrativos em nossa cidade. Vamos montar uma equipe que vai trabalhar muito pelo desenvolvimento de Aparecida”.
Leandro Vilela deverá ouvir os dirigentes partidários para selecionar nomes à equipe de governo. Entre os partidos, estão o MDB, União Brasil, Podemos, PSD, Progressistas. “Vamos convocar técnicos e agentes públicos para contribuir com o trabalho a ser iniciado em janeiro próximo. Queremos também a contribuição de representantes da sociedade civil”.
Eleições 2026
Leandro Vilela adiantou que o primeiro ano de seu mandato será dedicado às ações administrativas, mas, em 2026, vai atuar em favor das campanhas de Ronaldo Caiado à presidência da República, Gracinha Caiado ao Senado Federal e de Daniel Vilela ao governo de Goiás.
“Estarei na linha de frente para pedir votos, em Aparecida de Goiânia, aos melhores nomes para ocupar cargos públicos importantes. Caiado é o governador mais popular do país e tem propostas para modernizar o governo federal. Gracinha, com os programas sociais, será ótima senadora. E Daniel Vilela terá também o nosso apoio para concorrer o governo de Goiás. Vamos apoiar Gustavo Mendanha nas eleições de 2026 ao projeto que ele definir”.
O prefeito eleito de Aparecida de Goiás ressaltou que pretende percorrer todos os bairros da cidade, no ano eleitoral, para pedir votos em favor de Caiado. Gracinha, Daniel e Gustavo. “São políticos preparados, experientes e que serão candidatos em 2026. Estarei com eles, mostrando que os nossos aliados possuem qualidades para defender os projetos do interesse da sociedade”.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp