Aparecida lança recadastramento imobiliário voluntário nesta segunda,11
Medida visa atualizar informações cadastrais dos imóveis urbanos do município que sofreram algum tipo de ampliação na área construída, ou reforma que modificou as características dos imóveis podendo ou não ter acréscimo de área
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria da Fazenda, começa a partir de segunda-feira, 11 de novembro, o período de recadastramento imobiliário voluntário.
O serviço visa atualizar as informações cadastrais dos imóveis urbanos do município que sofreram algum tipo de acréscimo na área construída, ou reforma que modificou as características dos imóveis, podendo ou não ter acréscimo de área. O prazo para a adesão ao recadastramento vai até o dia 13 de dezembro.
Para os casos que ocorreram acréscimo de área o contribuinte pode verificar a necessidade de atualização, o contribuinte deve acessar um mapa digital no site da Prefeitura.A informação do imóvel poderá ser acessada com o Código de Cadastro de Imóvel (CCI), Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou nome do proprietário. O mapa demonstrará se foi encontrada alguma diferença na área construída entre o que existe na base de dados do município e a edificação existente no imóvel.
Clique aqui e acesse o mapa digital
Caso haja divergência, o contribuinte já faz a adesão no próprio site da Prefeitura ou indo até uma das agências do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Aparecida. Para fazer a adesão de forma online, é necessário seguir o procedimento:
* Acessar o site aparecida.go.gov.br
* Na parte de cima do site, ao lado direito, clique no botão “Serviços”;
* Selecione “Serviços ao Cidadão”;
* Em seguida clique em “Recadastramento Imobiliário”
Manter os dados cadastrais atualizados é uma obrigação dos proprietários e traz mais facilidade na hora de vender ou alugar o imóvel, fortalece a valorização imobiliária e garante conformidade com a justiça fiscal do município. Além disso, com dados atualizados, a cidade também consegue fazer um planejamento territorial adequado.
Para o secretário da Fazenda de Aparecida, Einstein Paniago, a medida além de garantir a valorização imobiliária da cidade, fortalece a economia do município. “Esse recadastramento é uma oportunidade para os contribuintes regularizarem seus imóveis, promovendo uma base cadastral justa e uma arrecadação fiscal que se traduz em melhorias para a cidade”, afirma.
Segundo dados da Prefeitura, cerca de 70 mil imóveis devem ter informações atualizadas. Quem participar do programa poderá receber descontos progressivos sobre o valor acrescido do IPTU, decorrente da atualização de área e características. O desconto corresponde a 75% no exercício de 2025, 50% em 2026 e 25% em 2027.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp