AparecidaNotícias
Tendência

Atualização do Cadastro Reserva é aberto em Aparecida de Goiânia

Procedimento será obrigatório para as crianças de 6 meses a 5 anos que já estão inscritas e aguardam vagas na Educação Infantil

por Eduardo Marques

 

Primeira etapa da educação básica, a educação infantil, é dever do município e direito assegurado pela Constituição. Mas há um longo caminho a ser percorrido no Brasil para ofertá-la com qualidade. O Cadastro Reserva deve ser atualizado pelos pais e responsáveis de crianças de seis meses a 5 anos que aguardam vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Aparecida de Goiânia. O processo será obrigatório para todos que já estão na fila de espera. O prazo para a atualização começou ontem (11) e vai até 29 de novembro.

Em coletiva de imprensa na manhã de ontem, a qual o Diário de Aparecida participou, a titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Fernanda Laura, pontuou que a atualização cadastral será obrigatória, e sem exceção, para todas as crianças que já se encontram incluídas no sistema e aguardavam por uma vaga durante o ano de 2024.

Ela informou que o procedimento pode ser feito pelo aplicativo Matrícula Aparecida ou pelo site oficial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, na seção “Matrícula Informatizada”. “Caso os dados das crianças não sejam atualizados dentro do prazo, elas serão excluídas automaticamente do cadastro. A novidade das matrículas de 2025 é esse período de atualização cadastral, que é obrigatório”, explicou.

Fernanda Laura pontua que a medida visa o acesso à educação infantil. “A experiência que nós tivemos anteriormente era que os pais estavam quase chegando ao acesso à vaga, finalizaram o ano, zeraram cadastro, e aí quando ele ia concorrer de novo, ele ia lá para o final da fila. Isso gera um sentimento de frustração. E como está lidando com vidas, a criança vai crescendo, e ela nunca consegue acessar a educação infantil”, diz ao informar que existem atualmente cerca de 9.700 crianças na lista de espera.

Para famílias que ainda não realizaram o cadastro de crianças de seis meses a 5 anos na rede municipal de Aparecida, a inscrição será aberta em 13 de dezembro e ficará disponível ao longo de 2025.

SME facilita o acesso ao sistema

A secretária de Educação, Fernanda Laura, diz que, caso o responsável tenha dificuldades para acessar o sistema, a SME e as unidades escolares irão disponibilizar ferramentas para realizar o cadastro. “Dois computadores estarão disponíveis aqui no auditório da sede da Secretaria, localizado na Rua 4, Setor Araguaia. Além disso, também contamos com a parceria dos gestores da rede para auxiliar os pais nessa atualização cadastral”.

O sistema fará a seleção dos inscritos que preenchem os quesitos estabelecidos para que a criança seja matriculada. A Prefeitura estabeleceu quatro critérios por meio de lei municipal e portarias. Um deles é que 70% das vagas sejam disponibilizadas para as crianças cujas famílias façam parte do programa Bolsa Família do governo Federal.

As matrículas serão prioritárias também para crianças com baixa locomoção, condição que deve ser atestada por laudo médico, para as famílias que tenham medida protetiva em razão de violência doméstica (Lei Maria da Penha) e, por último, no caso de crianças que já tenham irmãos matriculados na mesma unidade de ensino.

Divulgação do resultado 

No dia 2 de janeiro, a SME disponibilizará na plataforma a relação com os nomes das crianças que foram contempladas com as vagas e informará os pais e/ou responsáveis, por meio de mensagens de WhatsApp e por e-mail. A partir da divulgação do resultado, a família terá o prazo de até cinco dias para se dirigir até a unidade educacional indicada, a fim de fazer a confirmação da matrícula. No ato da confirmação na unidade escolar, será necessário apresentar documentos pessoais da criança, o comprovante de endereço residencial da família, além do cartão de vacinação devidamente atualizado.

Leandro Vilela apresenta propostas para Educação

O prefeito eleito de Aparecida de Goiânia do MDB, Leandro Vilela, reafirmou suas propostas para transformar a educação de Aparecida na melhor de Goiás. Ele citou o exemplo da educação estadual, que foi significativamente melhorada durante a gestão de Ronaldo Caiado (União Brasil), tornando-a a número um no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Seguiremos o exemplo de Caiado e tornaremos o nosso ensino o melhor do Estado, preparando nossos estudantes para o futuro. Pois a educação é libertadora”, disse o emedebista durante a campanha.

Com a equipe de transição formada, Vilela trabalha para ampliar a educação infantil e facilitar parcerias estratégicas que impulsionem o desenvolvimento econômico local. Eleito com 63,6% dos votos válidos, o prefeito agradeceu a confiança dos eleitores e prometeu dedicação e trabalho para honrar o apoio recebido.

A principal proposta de Vilela é a criação imediata de vagas na educação infantil, por meio da implantação do vale-creche e da construção de 12 novos Cmeis na cidade, visando garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes da rede municipal. Entre as ações planejadas, está a implantação do projeto Escola do Futuro com aulas de robótica e games; reestruturação do sistema municipal de bibliotecas escolares; e valorização e qualificação dos professores e demais servidores da educação.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo