Um ambiente dinâmico, que estimula a criatividade e a adoção de novas tecnologias, tem contribuído para a consolidação de Goiás como referência no Brasil em inovação digital. O Estado conquistou, recentemente, um importante prêmio no setor e tem atraído olhares de multinacionais como Google, além de ter sido escolhido como sede para competições e até uma parceria com a Fórmula 1.
“Eu acredito na inovação e na tecnologia como fatores de desenvolvimento para qualquer estado, qualquer país, e Goiás está na liderança desse processo. O governo está junto com as entidades, empresas e pesquisadores para disseminar aquilo que há de mais moderno para nossa população”, afirma o governador Ronaldo Caiado, ao acrescentar o demonstrativo de que o solo goiano tem sido terreno fértil para o avanço do setor.
Neste mês, o governo recebeu uma comitiva do Google for Education, braço do Google para ações em educação, com objetivo de conhecer como as escolas estaduais têm usado ferramentas digitais no ensino. A visita incluiu o Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Ismael Silva de Jesus, em Goiânia, onde alunos e professores mostraram como as tecnologias fazem parte do dia a dia em sala de aula.
Com uma estrutura de modernos estúdios para gravação e transmissão de conteúdos, uso de aplicativos, jogos virtuais e laboratórios de informática, a rede estadual de ensino foi elogiada pelo diretor do Google for Education para a América Latina, Rodrigo Pimentel.
“O governador Ronaldo Caiado tem realizado um excelente trabalho para transformar a educação no estado, e estamos aqui para somar nessa transformação”, ressaltou.
Outro reconhecimento importante veio com a seleção de Goiás como sede de uma competição de programação organizada pela Fórmula 1. Esta iniciativa, chamada Learning Sectors, ocorrerá em quatro países: Índia, África do Sul, Reino Unido e Brasil, sendo Goiás o único estado a participar. O programa começará em janeiro de 2025, mostrando aos jovens como a ciência e a tecnologia são aplicadas no automobilismo.
A escolha é fruto de parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) com o Conselho Britânico no Start, programa do Goiás Social que possui mais de 20 laboratórios de robótica e iniciação tecnológica no estado, e no Codifica +, que capacita professores para ensino de tecnologia.
Mais eventos
O Robótica 2024, maior evento de robótica e inteligência artificial da América Latina, aterrissou em Goiás nesta semana. As Escolas do Futuro de Goiás e o programa Sukatech, de coleta e recondicionamento de equipamentos eletrônicos, possuem lugar de destaque na programação, que continua até este domingo (17/11).
“Teremos três grandes eventos nacionais neste mês, todos acontecendo com apoio ou organização do Governo de Goiás e mostra o que temos feito para oferecer formação gratuita em tecnologia para a população de baixa renda e apoiar a transformação digital em nosso estado”, afirma o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto.
Nos dias 18 e 19 de novembro, Goiânia sediará a CoopsParty Summit Goiás 2024, com foco em inovação e cooperativismo e participação de diversas startups apoiadas pelo governo estadual. E, para fechar o mês, a famosa Campus Party, o maior festival de tecnologia do mundo vai ocorrer no estado, dos dias 27 de novembro a 1º de dezembro, no Passeio das Águas Shopping, na capital.
Transformação digital
O Governo de Goiás tem feito grandes investimentos em tecnologia. Desde 2021, quase 13 mil alunos já receberam certificados dos cursos gratuitos na área oferecidos pelas Escolas do Futuro, além dos laboratórios de robótica do Goiás Social, via Secti, presentes em mais de 20 cidades goianas. Apenas nas Escolas do Futuro, foram mais de R$ 95 milhões em investimentos na construção das cinco unidades e compra de equipamentos de ponta, que vão de impressoras 3D e cortadoras a laser a braços robóticos e computadores de alta performance.
Em outra frente, o Estado estimula a transformação digital de empresas e municípios, com o e-Goiás, programa da Secti-GO, via Hub Goiás e em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Pública (Ibap). A ideia é apoiar, técnica e financeiramente, a transformação digital de micro, pequenas e médias empresas goianas e impulsionar a digitalização também dos executivos municipais.
Evolução
O uso de tecnologia e inovação avança também na própria administração pública, conforme determinação do governador Ronaldo Caiado. De acordo com o chefe do Executivo, todos os serviços do estado foram digitalizados.
“Investimos muito nessa área e o trabalho foi consolidado. Hoje garantimos aos cidadãos a oferta de serviços de forma rápida, eficaz e facilitada, na palma da mão”, ressaltou.
Caiado lembra que, em 2019, Goiás se encontrava em um dos piores lugares do Índice da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC) para Serviços Públicos Digitais. Desde então, o estado experimentou uma significativa evolução: em 2020, avançou para a 10ª posição; em 2021, subiu para o 7º lugar; e em 2022 e 2023, alcançou o 2º lugar. Em 2024, o estado foi o primeiro colocado no país.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp