BrasilNotícias
Tendência

Governo adia divulgação de resultado final do CNU

Etapa do maior concurso público do país estava marcada para esta quinta (21); nova data será divulgada amanhã

O MGI (Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) adiou a divulgação do resultado final do CNU (Concurso Nacional Unificado), que estava marcado para sair nesta quinta-feira (21). O órgão não informou o motivo, mas disse que divulgará um novo cronograma nesta quinta.

O concurso, que irá preencher 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais, contou com mais de 2 milhões de inscritos, e uma taxa de abstenção de 54,12%

Os resultados do concurso terão validade de 12 meses, que podem ser prorrogados pelo mesmo período e a convocação dos candidatos deve ser feita dentro desse período.

A prova foi realizada no dia 18 de agosto, e contou com a participação de 970 mil candidatos dos mais de 2,1 milhões de inscritos.

No último dia 7, a Justiça Federal no Tocantins determinou ao MGI o cancelamento da eliminação de candidatos que não preencheram corretamente a ficha de identificação do cartão de resposta do CNU.

No dia do exame, era necessário assinar a ficha de inscrição, anotar o tipo de prova que estava fazendo, se A, B, C ou D, e escrever uma frase indicada no caderno de questões para exame de grafologia. O edital previa a eliminação de quem não fizesse o preenchimento correto, mas o Judiciário entendeu que houve falha na orientação dada pelos fiscais durante a aplicação das provas. A decisão vale para todo o país.

RESULTADO DO CNU

Os inscritos tiveram a opção de se candidatar para mais de um cargo e especialidade dentro do mesmo bloco temático. A aprovação será feita de acordo com a indicação de preferência, da maior para a menor.

Se o candidato passar para uma das vagas de menor preferência e tiver nota suficiente, será incluído também na lista de espera de todos os cargos de maior preferência.

Aqueles que não passarem em nenhuma vaga serão incluídos na lista de espera de todos os cargos selecionados, desde que não tenham sido reprovados e que sejam considerados classificados.

Após a finalização das convocações dos aprovados, o Ministério da Gestão divulgará também um edital com as vagas remanescentes. Cargos e oportunidades futuras serão preenchidos com os candidatos da lista de espera— desde que dentro do período de validade do concurso.

O cargo mais concorrido foi o de analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas com especialidade em engenharia civil. A oportunidade vinculada ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem uma disputa de 14.191 candidatos para cada vaga.

Como a nota dos candidatos é composta?

Para os candidatos que não possuem avaliação de títulos, a nota final será composta pela pontuação da prova objetiva (80% da nota) e pela prova discursiva (20% da nota).

  • Aqueles que possuem os títulos podem calcular a nota de duas formas:
  • Prova de múltipla escolha (75%) + prova discursiva (20%) + títulos (5%)
  • Prova de múltipla escolha (70%) + prova discursiva (20%) + títulos (10%)

 

 

 

 

*Folha de S. Paulo

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo