Caiado-Vilela: nunca um governador foi tão a favor dos interesses de Aparecida
Iniciado na campanha, entendimento entre as maiores lideranças do município e do Estado resultará em benefícios para os aparecidenses
A parceria administrativa e política entre a Prefeitura de Aparecida e o governo do Estado, com a eleição do ex-deputado federal Leandro Vilela com o apoio ostensivo do governador Ronaldo Caiado, caminha para ser o fato determinante da gestão que se inicia no município em 1º de janeiro próximo.
Nesta semana, discursando na solenidade de diplomação dos eleitos em Aparecida (veja matéria nesta página), Caiado mais uma vez deixou claro que assumiu um compromisso total com o sucesso do mandato de Vilela.
Trata-se de um momento inédito na história aparecidense. No passado, nunca houve um governador tão identificado com os interesses de Aparecida e da sua população. Essa aliança foi prometida ainda na campanha, quando Caiado perfilou ao lado de Vilela e participou intensamente dos eventos eleitorais, sempre reafirmando a sua crença na capacidade e no perfil de Vilela e prometendo empenho para ajudar a sua administração.
E está chegando a hora. Aliás, mesmo antes de iniciada a nova gestão municipal, Caiado – secundado pelo vice, Daniel Vilela – sentou-se com Leandro e acertou a disponibilização de recursos para a construção de 1.000 casas, com início das obras e entrega da 1ª etapa ainda em 2025.
Em outra frente, será concluída, também no ano que vem, e colocada em operação uma parte da área do Distrito Agroindustrial “Norberto Teixeira”, na área do antigo semiaberto do complexo prisional – pronta assim para receber indústrias que já estão sendo selecionadas pela Codego, em parceria com a Prefeitura de Aparecida.
São obras relevantes e já encaminhadas antes mesmo da posse de Vilela, prenunciando a abertura de uma fase virtuosa para o que praticamente nunca houve antes, ou seja, a parceria entre a Prefeitura de Aparecida e o governo estadual.
Prefeitos como Maguito Vilela e Gustavo Mendanha, que estiveram no cargo entre 2009 e 2022, tiveram diálogo com os governadores das suas respectivas épocas (Maguito com Alcides Rodrigues e Marconi Perillo e Mendanha com Marconi e depois Ronaldo Caiado, ambos na oposição), mas não chegaram a aprofundar parcerias administrativas consistentes.
A posição de Vilela, nesse sentido, é privilegiada. Até abril de 2026, ele trabalhará em conjunto com Caiado. Nessa data, assumirá o governo o vice Daniel Vilela, que não só é do mesmo partido do prefeito eleito, o MDB, como também seu primo. Prenuncia-se, daí, uma convivência administrativa e política bem estreita.
“O novo prefeito terá total acolhida no governo do Estado”
Todos os compromissos firmados pelo governador Ronaldo Caiado com o prefeito eleito em Aparecida, Leandro Vilela, ainda na campanha, foram reiterados nesta semana, durante a solenidade de diplomação no Auditório Cantor Leandro.
O governador fez questão de se deslocar até Aparecida para prestigiar a cerimônia e mais uma vez parabenizar Vilela, ganhando direito a usar o microfone para as suas considerações.
Com palavras e declarações fortes, Caiado destacou a importância da colaboração entre os diferentes níveis de gestão para impulsionar o crescimento de Aparecida. Referindo-se diretamente a Vilela, reafirmou: “Confio na capacidade administrativa, na integridade moral, na aplicação correta do dinheiro público e no resgate do município de Aparecida”, afirmou ele, consignando apoio à nova gestão do município. “Terá total acolhida”, acrescentou.
O governador reportou-se também aos 25 vereadores diplomados: “Saberão, sem dúvida nenhuma, respaldar aquilo que é o objetivo dessa cidade: dar dignidade na educação, na segurança, na saúde, nos programas sociais, nas obras de infraestrutura, dinamizando cada vez mais essa cidade”, afirmou.
Na campanha, Caiado marcou presença para valer em Aparecida. Esteve dezenas de vezes ao lado de Vilela, às vezes cumprindo até três compromissos eleitorais por dia. Liderou carreatas e caminhadas, visitou feiras e o comércio ombreado com Vilela.
No rádio e na TV, o governador foi sempre incisivo na defesa do seu candidato, no final eleito com 63,6% dos votos dos aparecidenses, no 2º turno (venceu também no 1º turno). “Um jovem que, sem dúvida nenhuma, tem uma trajetória que o enaltece por tudo aquilo que passou. Sabe da minha confiança na sua capacidade de gestão e na sua condição de se transformar num dos maiores líderes da política da nova geração em Goiás”, frisou o chefe do Executivo Estadual.
Região metropolitana será decisiva em 2026
O governador Ronaldo Caiado conseguiu uma façanha nas últimas eleições municipais: formatou um eixo político poderoso a partir das vitórias que a sua aliança política e partidária alcançou em Goiânia e Aparecida.
Mais ainda, poderá contar com uma base unificada em toda a região metropolitana, composta por 20 municípios, que terão a partir de 1º de janeiro todos os seus prefeitos integrando siglas que estão afinadas com o Palácio das Esmeraldas.
A cereja do bolo, no entanto, é Goiânia e Aparecida. Eleger Sandro Mabel e Leandro Vilela, respectivamente, deu a Caiado um atestado de aprovação dentro da praça eleitoral com maior número de votantes do Estado, sem falar, é claro, nos 18 demais prefeitos, que também somam.
Agora, o investimento de Caiado será voltado para o êxito administrativo de Mabel, Vilela, em especial, e de todos os demais gestores da região metropolitana, com o objetivo de criar uma marca positiva e dar tranquilidade ao governador – candidato a presidente da República em 2026, mas diretamente interessado em consagrar o vice, Daniel Vilela, como o seu sucessor em Goiás.
A menos de dois anos da sucessão presidencial, nenhuma liderança de porte nacional parece capaz de encarnar uma bandeira de força para todo o País como, no caso de Caiado, a proposta de uma solução para os desafios da segurança pública – hoje motivo número um de preocupação das brasileiras e dos brasileiros, menos em Goiás, onde o que lidera os anseios da população são temas como a Saúde e a Educação.