Por Brunno Moreira
A 2ª Corrida Ecológica do Condomínio Residencial Parqville Jacarandá, em Aparecida de Goiânia, foi marcada por muita animação na manhã do último sábado (21) e pelo sentimento de proteção ao meio ambiente e de ajuda ao próximo. O evento tem como objetivo incentivar as pessoas a adotarem atividades saudáveis no cotidiano, por meio de corrida, caminhada, entre outras ações.
A corrida, que já faz parte do calendário do condomínio, também serviu para arrecadar alimentos e brinquedos para famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esse evento é uma forma de incentivar famílias para as práticas esportivas. Nosso objetivo principal é a interação, sendo que nossas atividades do cotidiano acabam ocasionando um certo distanciamento. Destacando que também tem uma visão ecológica, com o plantio de 100 mudas de árvores nativas do cerrado”, destacou ao Diário de Aparecida o diretor de esportes do condomínio, Coronel Eder Fernandes.
Em duas etapas
Com o objetivo de inserir novos participantes que não estão acostumados a correr longas distâncias, os organizadores dividiram a corrida em duas etapas, de dois e cinco quilômetros, e também disponibilizaram a opção de caminhada.
“Atividades como essa são importantes para manter a forma e evitar o sedentarismo. Além da corrida, faço ciclismo três vezes na semana, aproveitando bem o espaço dedicado do condomínio”, frisou ao Diário de Aparecida o morador Francisco Rodrigues de Deus.
De acordo com a vereadora Camila Rosa, apoiadora do evento, a 2ª Corrida Ecológica Parqville busca incentivar os moradores a praticarem esportes e viverem de forma mais saudável. “O primeiro passo é começar comprando um tênis, se ainda não tiver, uma camisetinha mais folgada, e pé na estrada. Mas é claro que é preciso também melhorar a alimentação, já que tudo começa por ela.”
Questionada sobre o apoio ao evento, ela destacou: “Esse tipo de evento combina com o nosso município. Além de reunir várias mudas de árvores que serão plantadas, diversos alimentos foram arrecadados e serão distribuídos para pessoas que necessitam. Lembrando que estamos nos aproximando do Natal, e ainda existem muitas famílias que não têm nada para comer. Achei justo apoiar essa causa, até mesmo pelo fato de que meu mandato é voltado para cuidar de pessoas”, enfatizou a vereadora.
Medalha para todos os participantes
A edição deste ano, que teve como foco a inclusão, contou com premiações em medalhas para todos os participantes, que aproveitaram o clima ameno pela manhã. “A corrida foi boa, clima agradável e pouca subida. Consegui completar com sucesso os cinco quilômetros dentro do prazo”, relatou o morador Wilson, que acumula diversas participações em eventos esportivos do estado.
“É a segunda edição de muitas que ainda vão acontecer, com o objetivo de incentivar o esporte e colaborar com as causas sociais, sendo que estamos arrecadando alimentos e promovendo o reflorestamento em determinadas áreas do condomínio”, finalizou ao Diário de Aparecida a moradora Alessandra Martins, uma das organizadoras do evento.
Especialistas alertam para a importância de atividades físicas
Estudos divulgados comprovam a importância de atividades físicas feitas de forma regular e sob o acompanhamento de especialistas para a qualidade da memória, o funcionamento de diversos órgãos e o controle do peso e da obesidade — problema que, segundo especialistas, mata milhares de pessoas no Brasil todos os anos. Caminhar, correr ou praticar qualquer outra atividade física pode reduzir as chances de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que pode deixar várias sequelas.
Médicos e preparadores físicos, por meio de artigos publicados na internet ou livros segmentados, destacam a importância da utilização de calçados e vestimentas adequados, além da hidratação de acordo com o esforço físico desenvolvido pelo atleta, para tornar a prática prazerosa e benéfica para a saúde.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp