Motociclistas estão autorizados a utilizar cinco corredores exclusivos de ônibus do transporte público de Goiânia. A liberação foi feita pelo prefeito Sandro Mabel, em ato realizado na manhã desta segunda-feira (6/1), no início da Avenida 85, no Setor Serrinha.
A intervenção no trânsito, que visa melhorar o fluxo de veículos, cumpre uma promessa de campanha firmada por Mabel durante o período eleitoral. Nesta primeira etapa, são contemplados os corredores das avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10.
Como havia anunciado, o prefeito percorreu, em uma moto, parte do corredor da Avenida 85, acompanhado de dezenas de motociclistas, como demonstração da segurança da medida. A ação estabelece regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. A entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos.
“Alerto aos motociclistas que as normas de trânsito devem ser rigorosamente cumpridas, com a proibição de ultrapassagem em faixa contínua e pela direita, lembrando que o compartilhamento do espaço será restrito ao lado direito da faixa. Com isso, proporcionamos mais segurança aos usuários dos corredores, minimizando a ocorrência de acidentes. Nossa intenção é preservar vidas”, disse Mabel em entrevista à imprensa.
Para o prefeito, a mudança aliviará o trânsito, principalmente nos horários de pico, que são os períodos mais críticos, como início da manhã e final da tarde. Ele destacou que o novo modelo já foi implantado em cidades europeias, como Londres e Paris. “Pequenas cidades no Brasil também vêm adotando essa prática dentro de legislações específicas”, afirmou, ressaltando que o programa de destravamento do trânsito na capital será implementado nos próximos 100 dias.
A adoção da medida foi embasada em pesquisa que levantou dados sobre acidentes em corredores de ônibus. A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito será responsável por acompanhar o impacto da intervenção, incluindo o levantamento de eventuais acidentes, para avaliação de possíveis aprimoramentos.
O titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, informou que a equipe da pasta fará a fiscalização do cumprimento das medidas de segurança por parte dos motociclistas. “O prefeito Mabel deixou um recado muito claro: trata-se de uma permissão que está sendo dada para melhorar a fluidez do trânsito, com espaço exclusivo compartilhado com os ônibus. No entanto, reafirmo que vamos fiscalizar e monitorar esse processo”, pontuou.
Tarcísio Abreu esclareceu que a legislação de trânsito não foi alterada, apenas foi concedida a permissão para circulação de motociclistas nos corredores de ônibus. “O que queremos é garantir a segurança e a fluidez do trânsito”, afirmou.
O presidente da Coopmego Transportes, Valdenor Cabral dos Santos, que acompanhou o prefeito Mabel no ato de liberação, afirmou que a entidade aprova a mudança, acreditando que a intervenção proporcionará mais mobilidade e segurança no trânsito. Cerca de mil motociclistas fazem parte do cadastro da cooperativa. “Esperamos que os motociclistas estejam conscientes e aproveitem essa oportunidade dada pela Prefeitura de Goiânia”, disse.
Assim como Valdenor, o presidente da Associação dos Motoboys e Entregadores por Aplicativo de Goiás, Marcione Luiz Araújo Silva, também aposta em maior fluidez e segurança para a categoria. “Essas mudanças têm aprovação de cem por cento da nossa categoria. É um pontapé inicial do prefeito Mabel para facilitar o dia a dia dos motociclistas. Nós temos trabalhado na conscientização dos motociclistas desde a eleição do prefeito, orientando sobre como se comportar com essa mudança nas faixas exclusivas de ônibus”, ressaltou.
Intervenções
A Avenida Jamel Cecílio, que serviu como piloto do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais lançado por Mabel, será contemplada com intervenções em 14 trechos críticos ao longo de 4,4 km. Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito, as ações incluem:
– Implantação de uma terceira faixa
– Ajustes na geometria viária
– Reprogramação dos tempos semafóricos
– Remoção de semáforos redundantes e obstáculos, como caçambas e tachões
– Restrição de estacionamentos
– Sinalização para conversões livres à direita
– Modernização da sinalização horizontal e vertical
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