MundoNotícias
Tendência

Meta, dona do Instagram e Facebook, encerrará sistema de checagem de fatos

Medida anunciada por Mark Zuckerberg promete reduzir remoções acidentais, mas gera polêmica sobre moderação de conteúdo

A Meta anunciou nesta terça-feira (7) uma grande mudança em sua política de moderação. A empresa substituirá o programa de verificação de fatos por um recurso chamado “notas de comunidade”, que já é conhecido na plataforma X, de Elon Musk. A novidade foi comunicada pelo CEO Mark Zuckerberg em um vídeo publicado no Instagram.

Com as “notas de comunidade”, usuários poderão complementar postagens com correções ou informações adicionais. A mudança será implementada inicialmente nos Estados Unidos e tem como objetivo, segundo Zuckerberg, reduzir as remoções equivocadas de postagens e contas. Ele afirmou ainda que o antigo sistema de verificadores de fatos “destruiu mais confiança do que criou” e acusou o modelo de ser politicamente tendencioso.

“O que começou como um movimento para ser mais inclusivo tem sido usado para calar opiniões e excluir pessoas com ideias diferentes”, declarou o CEO.

Críticas e promessas

O anúncio foi acompanhado de declarações polêmicas. Em sua fala, Zuckerberg mencionou trabalhar em parceria com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para enfrentar governos que, segundo ele, “visam perseguir empresas americanas e implementam mais censura”. Além disso, acusou países latino-americanos de terem “tribunais secretos” que exigem a remoção de conteúdos de forma silenciosa, embora não tenha apresentado evidências para sustentar a afirmação.

Joel Kaplan, vice-presidente de assuntos globais da Meta, reforçou a proposta em um comunicado. Ele destacou que a empresa pretende focar na moderação de conteúdos ilegais e em violações de maior gravidade, dando mais liberdade para que os usuários participem de debates públicos.

Entenda a mudança

Antes: A moderação era feita por parceiros de verificação de fatos e uma equipe interna da Meta, que revisava conteúdos para limitar a disseminação de informações falsas.

Agora: Em casos de “menor gravidade”, os próprios usuários poderão adicionar notas às publicações, funcionando como um complemento ao conteúdo.

Essa mudança foi apresentada como uma forma de ampliar a participação dos usuários nos debates e priorizar a moderação de postagens que violem leis ou normas severas da plataforma.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo