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Goiânia adota conversão à direita com sinal vermelho em cruzamentos

Prefeitura inicia implantação da medida para melhorar o trânsito e garantir segurança com sinalização específica e campanhas educativas.

Agora é lei: a partir de terça-feira (14), motoristas em Goiânia poderão realizar conversões à direita mesmo com o semáforo fechado, em cruzamentos previamente sinalizados. A medida, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentada pela Lei nº 14.071/20, começa a ser implementada em quatro pontos estratégicos da capital, com o objetivo de reduzir congestionamentos e aumentar a fluidez no trânsito.

Os cruzamentos iniciais que receberão a novidade são: Avenida T-7 com Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com Rua do Contorno, no Centro; e Avenida 3ª Radial com Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico. Esses locais foram definidos após estudos da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), que identificou 15 cruzamentos com perfil adequado para a conversão à direita.

Medida visa segurança e eficiência

Embora a conversão à direita facilite o fluxo de veículos, a segurança de pedestres é prioridade. Nos cruzamentos com a nova regra, haverá sinalização específica e equipes da SET monitorando os pontos nos primeiros 30 dias. O titular da pasta, Tarcísio de Abreu, reforça que a preferência será dos pedestres e orienta motoristas a reduzirem a velocidade ao realizar a conversão para evitar acidentes.

“A prioridade é do pedestre. É fundamental respeitar as faixas de pedestre, estar atento aos sinais luminosos e garantir a segurança de todos, incluindo ciclistas que possam estar atravessando no momento da manobra”, explicou Abreu.

Benefícios e expansão da iniciativa

A conversão à direita promete benefícios como redução do tempo de viagem, menor consumo de combustível e diminuição na emissão de poluentes, já que veículos passam menos tempo parados. Segundo o prefeito Sandro Mabel, a medida é de baixo custo e já apresenta resultados positivos em locais onde foi aplicada. “Estamos evoluindo para um trânsito mais organizado, sem comprometer a segurança dos pedestres e promovendo a eficiência do fluxo viário”, afirmou Mabel.

Para garantir a adesão dos motoristas e ampliar a segurança, a prefeitura investirá em campanhas educativas e de conscientização sobre a nova regra. Além disso, outras intervenções de mobilidade estão em andamento, como a desobstrução de vias arteriais e a liberação de corredores exclusivos para motociclistas, parte do Novo Plano de Mobilidade de Goiânia.

A expectativa é que a conversão à direita seja estendida a outros pontos mapeados pela SET, incluindo cruzamentos como Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena e Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis. A meta é transformar o trânsito da capital em um modelo mais ágil e eficiente.

 

 

 

 

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