Aparecida de Goiânia sedia conferência para enfrentar a emergência climática
Evento debateu transformação ecológica e elegeu delegados para a etapa estadual da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Nesta quinta-feira (23), Aparecida de Goiânia sediou a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Câmara Municipal e Organizações Não-Governamentais (ONGs). Realizado na Câmara Municipal ao longo da manhã, o evento teve como objetivo incentivar a participação cidadã na construção de propostas voltadas para o enfrentamento das mudanças climáticas.
Com o tema central “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”, a conferência abordou cinco eixos estratégicos: mitigação, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica, e governança e educação ambiental.
A iniciativa busca elaborar estratégias para enfrentar a crise climática de forma integrada e sustentável. “As mudanças climáticas impactam diretamente nossas vidas, nosso território e as gerações futuras. Cabe a nós, como sociedade, enfrentar esse desafio de forma integrada e responsável. Discutiremos, nesta conferência, estratégias específicas para Aparecida. É fundamental ouvir cada pessoa, pois a solução passa pelo compromisso coletivo de todos os setores: público, privado e sociedade civil”, destacou Pollyana Borges, secretária de Meio Ambiente.
O vice-prefeito João Campos, que representou o prefeito Leandro Vilela no evento, reforçou a necessidade de ações e de políticas públicas para preservação do meio ambiente e em especial que todos se conscientizem sobre a crise climática. “O debate é essencial para enfrentarmos a emergência climática que exige de todos nós ações urgentes em direção à transformação ecológica. Conscientizar a população é essencial para construirmos soluções sustentáveis que garantam um futuro equilibrado e justo para as próximas gerações”, afirmou.
Estiveram presentes lideranças locais, como o Tenente-Coronel Ciro, comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros; Gerson de Souza Raiz Neto, presidente da Associação para a Recuperação e Conservação do Ambiente; Nelson Galvão, superintendente do IBAMA; Rafael Freitas, representando as ONGs; Adriana dos Santos, presidente da Cooperativa de Reciclagem Feminina de Aparecida (Coorfap); e Jusceline Barros, representante dos povos indígenas.
Sobre a Conferência Nacional do Meio Ambiente
Promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, a 5ª Conferência Nacional tem como tema central “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. O evento será realizado em três etapas — municipal, estadual e nacional — ao longo de 2025, com o objetivo de construir diretrizes para o enfrentamento da crise climática.
As propostas locais alinhadas aos cinco eixos temáticos nas Conferências Municipais serão debatidas nas etapas estadual, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de março de 2025 e na nacional. A etapa nacional acontecerá de 6 a 9 de maio de 2025, consolidando as propostas em um documento que definirá as prioridades nacionais para combater a emergência climática. Na conferência de Aparecida também foram eleitos delegados para representar o município na conferência estadual.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp