Atriz brasileira Fernanda Torres disputa Oscar 2025 como Melhor Atriz
Filme "Ainda Estou Aqui" coloca o Brasil no centro das atenções cinematográficas internacionais
A manhã desta quinta-feira (23) foi marcada por uma conquista histórica para o cinema brasileiro. A atriz Fernanda Torres foi anunciada como uma das indicadas ao Oscar 2025 na categoria de Melhor Atriz, por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. A lista final de indicações, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, chegou após dois adiamentos provocados pelos graves incêndios florestais na Califórnia.
Fernanda Torres terá como concorrentes nomes de peso do cenário internacional: Demi Moore (“A Substância”), Cynthia Erivo (“Wicked”), Karla Sofia Gascón (“Emilia Pérez”) e Mikey Madson (“Anora”). A indicação vem coroar um período brilhante para a atriz, que também levou o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz de Filme Dramático no início de janeiro, um marco histórico para o Brasil.
“Ainda Estou Aqui”: representatividade brasileira
O longa “Ainda Estou Aqui”, que narra a história de Eunice Paiva, também se destaca em outras categorias. A produção concorre a Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no Oscar 2025, um feito que o Brasil não alcançava desde 1999, quando “Central do Brasil” foi indicado. O filme também conta com Selton Mello como indicado a Melhor Ator Coadjuvante, reforçando a presença brasileira na premiação.
Antes de chegar à lista final do Oscar, o filme de Walter Salles integrou a lista de pré-indicados e enfrentou uma jornada acirrada. Apesar de ter perdido o Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Não Inglesa para “Emilia Pérez”, a produção brasileira continua a colecionar reconhecimentos. No próximo mês, o longa também disputará o Bafta, o prestigiado prêmio britânico de cinema.
A história de “Ainda Estou Aqui” se baseia na vida de Eunice Paiva (1929-2018) e na luta de sua família durante o período da ditadura militar no Brasil. Além das categorias principais, o filme também foi inscrito em Direção (Walter Salles), Fotografia (Adrian Teijido), Montagem (Affonso Gonçalves) e Roteiro Adaptado (Heitor Lorega e Murilo Hauser).
A cerimônia do Oscar 2025 será realizada em 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp