Leandro Vilela e Delegado Waldir promovem revitalização do trânsito em Aparecida
Programa Sinaliza Goiás revitaliza trânsito no Jardim Nova Era, com 9 mil m² de sinalização e 700 novas placas, visando salvar vidas e melhorar a mobilidade urbana
Na tarde desta quinta-feira (23), o prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, e o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Delegado Waldir, vistoriaram as obras de revitalização da sinalização viária no Jardim Nova Era. A iniciativa faz parte do programa Sinaliza Goiás, que desde ontem atua no município para melhorar o trânsito e prevenir acidentes.
Durante a vistoria, o prefeito Leandro Vilela ressaltou a importância da cooperação entre os órgãos municipais e estaduais. “Estamos avançando com ações importantes em parceria com o Detran-GO, o governador Ronaldo Caiado, o presidente Delegado Waldir, e toda a equipe técnica. Nosso objetivo é organizar o trânsito, reduzir acidentes e salvar vidas. Agradeço a todos os envolvidos por trabalharem para melhorar a mobilidade e segurança viária de Aparecida”, afirmou o prefeito acompanhado do secretário de Segurança Pública, coronel Godinho e do secretário executivo de Mobilidade, coronel Éder, além dos vereadores Camila Rosa, André Fortaleza e Neto Gomes.
A parceria entre o Detran-GO e a Prefeitura de Aparecida prevê a revitalização de 9 mil metros quadrados de sinalização horizontal e a instalação de 700 novas placas de regulamentação e advertência. Lançado em 2019, o Sinaliza Goiás já beneficiou mais de 200 cidades no estado, ajudando a promover melhorias significativas na mobilidade urbana.
O presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, destacou a gravidade da situação no trânsito de Aparecida e a necessidade da melhoria na sinalização. Em 2024, foram registradas 29 mortes, quase 10 mil acidentes, 12 mil veículos envolvidos e cerca de 10 mil pessoas encaminhadas a unidades de saúde. “Esses números refletem uma tragédia social que sobrecarrega o sistema de saúde e impacta diretamente as famílias. Nossa prioridade é salvar vidas”, enfatizou.
Para enfrentar o problema, o programa de sinalização inclui ações de engenharia, fiscalização e educação, com foco nos pontos mais críticos da cidade, identificados por análises estatísticas da Secretaria de Mobilidade. Além disso, quatro novas motocicletas de 800 cilindradas serão incorporadas às operações no trânsito para reforçar a fiscalização, incluindo o combate ao uso de álcool ao volante.
“O trabalho aqui é completo: engenharia, sinalização, fiscalização e educação. Tudo isso significa mais segurança e vida para os cidadãos de Aparecida”, reforçou Delegado Waldir.
Mais vistorias – O prefeito Vilela vistoriou ainda à Unidade Básica de Saúde do setor Cruzeiro do Sul que teve a pintura e roçagem feita por força-tarefa organizada pelo vereador André Fortaleza.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp