AparecidaNotícias
Tendência

Mutirão contra a dengue homenageia Maguito Vilela e simboliza renascimento de Aparecida

Prefeito Leandro Vilela destaca legado de Maguito em ação conjunta com governo estadual e celebra trajetória marcada por desenvolvimento e diplomacia

O mutirão de limpeza contra a dengue lançado pelo prefeito Leandro Vilela nesta sexta, 24, no Parque Flamboyant, no limite de Aparecida e Goiânia, em parceria com o governador Ronaldo Caiado, vice-governador Daniel Vilela e o prefeito Sandro Mabel, foi marcado por homenagem ao então prefeito e governador Maguito Vilela, que completaria 76 anos de vida, com a união do Governo de Goiás e das prefeituras de Aparecida e Goiânia para cuidar das pessoas ao estilo de trabalho de Maguito, que em toda sua trajetória teve a conciliação e a diplomacia como grandes marcas.

O CEU das Artes Deputado João Natal, construído e inaugurado por Maguito, ganhou uma obra de arte assinada pelos artistas plásticos Marcelo Costa e Mohamed com a imagem do ex-prefeito que marca a celebração do aniversário natalício do gestor.

Luiz Alberto Maguito Vilela nasceu em Jataí, no sudoeste goiano, em 24 de janeiro de 1949. Ele iniciou lá sua vida pública. Foi vereador, entre 1977 e 1983, chegando à presidência da Câmara Municipal, deputado estadual, deputado federal constituinte, vice-governador, governador e vice-presidente do Banco do Brasil, até ser eleito, em 2008, como prefeito de Aparecida, sem repetir nenhum cargo.

Apenas em 2012, atendendo o clamor do povo aparecidense, disputou e venceu pela primeira vez uma reeleição em sua vida política. Em 2015, lideranças goianienses pediram para que ele disputasse a eleição de prefeito de Goiânia, em 2016, mas preferiu concluir o mandato de prefeito de Aparecida. Em 2020, mesmo sem ocupar um cargo público durante quatro anos, disputou e venceu a eleição de prefeito da capital do Estado por causa da gestão altamente aprovada em Aparecida que repercutiu em todo estado.

As entregas de Maguito

Ao asfaltar mais de 115 bairros, eixos estruturantes, conquistar o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), 3 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas, 40 Unidades Básicas de Saúde, 30 CMEIS, campus da UFG e do IFG, Maguito transformou Aparecida em uma cidade industrial e universitária, deixando para trás o estigma de cidade dormitório, e aumentando a autoestima da população. É um consenso entre os aparecidenses e os goianos que existe uma Aparecida antes e depois dos mandatos de Maguito Vilela.

Maguito acreditava que Aparecida poderia se tornar um polo logístico, industrial e de prestação de serviços. Por isso, articulou com o setor produtivo a criação de vários complexos empresariais espalhados pela cidade, fazendo valer o diferencial do município de ser cortado por duas rodovias federais, as BRs-153 e 060. Resultado disso: entre 2010 e 2021, a economia de Aparecida cresceu 192%, com seu Produto Interno Bruto saltando de R$ 5,8 bilhões para R$ 14,8 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mais realizações para Aparecida

Valorização das carreiras dos servidores e investimentos em segurança pública também marcaram os mandatos de Maguito em Aparecida. Ao instalar as 50 primeiras câmeras de videomonitoramento na cidade, ele lançou as sementes do que foi consolidado depois no Programa Cidade Inteligente, de Gustavo Mendanha, uma iniciativa premiada no Brasil e no exterior. Maguito quebrou paradigmas.

“Meu tio sempre foi uma figura, assim, de muita vitalidade, um homem que acordava mais cedo do que todo mundo e só ia dormir tarde da noite. Com ele, eu e meu primo Daniel Vilela [filho de Maguito e atual vice-governador] aprendemos valores como transparência com as pessoas, respeito com o dinheiro público, sinceridade no tratar e espírito republicano, pensando sempre na coletividade”, lembra o prefeito Vilela.

A própria Cidade Administrativa, de onde Vilela despacha hoje, foi idealizada por Maguito, que deixou pronto o projeto dessa atual sede da Prefeitura de Aparecida, construída e inaugurada pelo então prefeito Gustavo Mendanha.

“Simboliza o renascimento da cidade”

O novo prefeito acredita que a cidade escolheu ser governada por ele para resgatar a Aparecida que Maguito deixou: um município bem cuidado, feliz e convicto do seu potencial. Vilela encerra: “Essa Aparecida com a qual a gente se deparou quando assumimos o governo, não é a Aparecida de Maguito. Ele jamais deixaria a administração devendo um real sequer, principalmente aos servidores, como fez a gestão anterior. Mas o mutirão hoje simboliza o renascimento da cidade, guinando de novo para o patamar de uma das melhores cidades do Brasil para se viver”.

Vilela afirma que o principal objetivo de sua gestão é devolver a autoestima ao povo de Aparecida. “Vamos trabalhar para que nossa cidade volte a ser motivo de orgulho, com mobilidade, segurança e qualidade de vida. Com trabalho e determinação, honraremos Maguito e cada cidadão de Aparecida”, conclui ele.

Em outubro de 2020, Maguito foi eleito prefeito de Goiânia, mas não chegou a exercer o cargo. Morreu em 13 de janeiro de 2021, por complicações da Covid.

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo