AparecidaNotícias
Tendência

Câmara Municipal retoma hoje trabalhos com foco no desenvolvimento de Aparecida

Já tramitam na Casa de Leis 32 matérias, das quais 29 são de autoria do Legislativo e apenas três foram apresentadas pela prefeitura

Após o recesso regimental em janeiro, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia abre os trabalhos legislativos do primeiro ano da 16ª Legislatura da Casa (2025-2028).

A sessão inaugural, que começou na manhã de hoje (4), no Plenário João Antônio Borges, será conduzida pelo presidente Gilsão Meu Povo (MDB) e deve contar com a presença de representantes do Executivo e Judiciário. Antes disso, acontece um Culto em Ação de Graças, marcado para as 8 horas.

Com a chegada do novo ano, os vereadores retomam os debates e as deliberações sobre questões que afetam diretamente a população. O início dos trabalhos acontece em um contexto de expectativas, tanto da sociedade quanto do próprio Poder Legislativo, que se prepara para discutir temas como a dívida de cerca de R$ 450 milhões herdada da gestão de Vilmar Mariano (União Brasil), problemas na infraestrutura, saúde, educação e segurança pública, pilares essenciais para o desenvolvimento do município.

Já tramitam na Casa de Leis algumas propostas relevantes que, após passarem pelas Comissões Permanentes da Câmara, serão submetidas à apreciação em plenário. Ao todo, foram protocoladas 32 matérias, das quais 29 são de autoria do Legislativo e apenas três foram apresentadas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Entre os novos vereadores, destacam-se Cristiano Zoi (Avante), que já protocolou dez projetos, Tales de Castro (PSB), com seis, e Dieyme Vasconcelos (PL), com quatro.

Outro ponto importante deste início de ano legislativo é a continuidade dos esforços da Câmara para promover maior transparência nas suas ações e aumentar a participação da população. A interatividade entre os vereadores e os cidadãos deve ser um dos destaques, com mais canais de comunicação e participação para que as demandas locais sejam mais efetivamente ouvidas e atendidas.

As sessões ordinárias da Câmara ocorrem de terça a quinta-feira, com início marcado às 9 horas, durante as três primeiras semanas de cada mês, totalizando nove reuniões mensais. Além disso, todas são transmitidas ao vivo pelo YouTube.

O início do ano legislativo também é um momento de renovação de compromissos e fortalecimento de projetos, além da apresentação de novas propostas. Para os cidadãos de Aparecida de Goiânia, o acompanhamento das atividades da Câmara continua sendo uma forma importante de garantir que as ações do Parlamento estejam sempre alinhadas com os interesses da população.

Com o término das eleições municipais de 2024, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia passou por uma significativa renovação. Dos 25 vereadores eleitos, 18 são novos nomes no Legislativo municipal, representando uma taxa de renovação de 72%, superior ao índice registrado nas eleições de 2020, que foi de 56%.

Vereadores buscam modernizar gestão pública

Eleito por unanimidade para presidir a Casa no biênio 2025-2026, Gilsão busca propor reformas que dinamizem e também aproveitem, de forma inteligente, o potencial do órgão.

Nesse sentido, recentemente, uma comitiva de vereadores participou do ato de assinatura de um convênio entre a prefeitura e a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg). O acordo prevê que o Instituto Aquila realize um diagnóstico técnico completo da gestão municipal, com o objetivo de promover modernização administrativa.

A parceria busca eliminar desperdícios, corrigir disfunções e alinhar processos relacionados à gestão orçamentária, financeira, de pessoas e de operações da Prefeitura. Essa iniciativa ocorre em meio a uma crise financeira enfrentada pelo município, que acumula dívidas de quase R$ 500 milhões deixadas pela gestão anterior.

Com o diagnóstico do Instituto Aquila, a administração municipal espera implementar melhorias em áreas estratégicas, estruturadas em seis pilares: governança, eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; sustentabilidade; e desenvolvimento econômico e ordem pública.

O sócio-consultor do Instituto Aquila, Luiz Zanforlin, explicou que a metodologia que será usada no apontamento dos pontos de melhoria se trata de um grande raio-x da gestão municipal, procurando entender o cenário atual e dar opções de caminhos para a prefeitura seguir a partir de então.

 

 

 

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo