Rede municipal de Educação inaugura primeira escola de tempo integral em Hidrolândia
Em 2025, uma das principais novidades da gestão da cidade é a implementação desse modelo de ensino, com a entrada em funcionamento de uma unidade escolar de 1º ao 5º ano
Em 2025, a rede municipal de ensino de Hidrolândia lançou um projeto inovador: uma escola de tempo integral para alunos do Fundamental 1, atendendo estudantes do 1º ao 5º ano. A secretária municipal de Educação de Hidrolândia, Jeruza Mendonça e Silva, destaca essa iniciativa como uma das principais novidades do ano. Segundo ela, a comunidade tem acolhido o projeto com entusiasmo.
“Já temos até fila de espera para a nossa primeira unidade de tempo integral. Por enquanto, esses alunos estão sendo atendidos em outras escolas em período parcial, mas há um grande interesse em migrar para o período integral”, afirma.
O modelo de tempo integral oferece mais oportunidades para o desenvolvimento do estudante em sua integralidade, trabalhando diversas habilidades e competências ao longo do dia. “Pedagogicamente, é importante porque promove a formação integral do ser e ainda cuida do aluno, que, muitas vezes, ficaria sozinho em casa enquanto os pais trabalham”, explica Jeruza.
As atividades na escola incluem projetos de horta escolar, música e circo, além das aulas teóricas. Outro aspecto valorizado pela secretária é a quantidade de alunos por sala. “Estamos trabalhando e investindo muito na construção e ampliação de salas de aula para que os estudantes sejam atendidos de forma mais personalizada”, diz Jeruza.
Hoje, a rede municipal de Educação de Hidrolândia conta com 12 escolas, três em construção e uma recentemente licitada, atendendo 3.947 alunos com aproximadamente 300 servidores.
Quanto ao atendimento nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), Jeruza destaca que quase 100% da demanda está sendo atendida. “Preferimos salas um pouco mais cheias momentaneamente do que deixar os alunos sem atendimento. Mas ainda este ano iremos inaugurar dois Cmei’s, melhorando e ampliando o atendimento na rede”, salienta a secretária.
Ela ressalta ainda que a Secretaria Municipal de Educação tem focado seu trabalho na formação continuada dos professores, adaptando-se às novas demandas e perfis dos alunos para garantir uma aprendizagem significativa.
Alfabetização nas escolas é prioridade
A secretária de Educação de Hidrolândia destaca também que alfabetizar as crianças na idade certa é a meta principal de sua gestão. “Ensinar nossas crianças é o nosso objetivo. A alfabetização é a menina dos olhos nesta etapa do ensino”, frisa.
O processo de alfabetização começa no 1º ano e é potencializado no 2º ano do ensino fundamental e nas séries seguintes. Contudo, a rotatividade de alunos pode ser um desafio. “Às vezes, recebemos estudantes no 4º ano que ainda não dominam a leitura e a escrita. Então, desenvolvemos projetos e ações específicas para alfabetizar essas crianças e permitir que elas possam acompanhar as demais da turma”, destaca Jeruza.
Desafios na pandemia
A secretária lembra que a pandemia de Covid-19 trouxe desafios significativos para a Educação, com todas as escolas funcionando de forma remota.
“No final de 2021, algumas aulas começaram a ser presenciais novamente. No ano seguinte, quando todos retornaram à escola, fizemos um diagnóstico para entender a situação dos alunos”, relata.
Durante 2022, o foco foi alfabetizar os alunos, independentemente da série em que estavam. “Mesmo os estudantes do 5º ano passaram por um processo de alfabetização. Conseguimos controlar bastante essa situação e, em 2023, eles já dominavam a alfabetização e conseguiam cursar a série adequada”, conta Jeruza.
De acordo com ela, todos os esforços estão sendo feitos para que a alfabetização das crianças ocorra no tempo certo. Equidade, determinação e disposição são bases que a secretária afirma ter para firmar o compromisso de alfabetizar, com qualidade, os estudantes da rede.
Gestão busca respeitar a individualidade dos alunos
A secretária de Educação de Hidrolândia ressalta as principais características dos estudantes que ingressam na rede municipal de ensino. Conforme ela, as crianças que passaram pela Educação Infantil chegam ao Fundamental 1 mais autônomas, independentes e com uma noção bem resolvida de convivência com os outros.
“A criança que começa a estudar mais cedo se torna mais ativa e interativa.”
Entretanto, ela observa que as crianças que ingressam diretamente no 1º ano, sem passar pela Educação Infantil, apresentam variações no comportamento, dependendo do ambiente familiar.
“Alunos que convivem com irmãos, primos e outras crianças de sua faixa etária apresentam mais segurança nas relações. Já aquelas que se relacionam apenas com adultos têm mais dificuldades nas relações interpessoais quando chegam à escola”, observa.
A secretária alerta para a importância de equilibrar as turmas, independentemente de como os alunos chegam à escola, respeitando a individualidade e a personalidade de cada um.
“Tentamos sempre trazer equilíbrio entre as turmas, respeitando a individualidade e personalidade de cada aluno e procuramos ensinar a eles a conviver nessa diversidade”, diz Jeruza.
Ela acrescenta que o objetivo desse trabalho não é moldar os alunos para que todos sejam iguais, mas sim ajudá-los a se relacionar, conviver e a se desenvolver intelectualmente.
“Queremos que eles aprendam a seguir regras, cumprir normas e combinados, mas respeitando a diversidade e a individualidade de cada um”, enfatiza.
Valorização dos professores
Jeruza destaca também o compromisso da gestão com a valorização dos professores e a continuidade do trabalho que vem sendo realizado.
“Queremos continuar a fazer o que sempre fizemos: trabalhar e motivar os professores, valorizando nossa equipe, tanto financeiramente, com a aplicação de todos os reajustes, quanto humanamente, no sentido de valorizar e respeitar todos, o tempo todo”, acrescenta.
A secretária comenta ainda que, em sua gestão, tem dado atenção especial para a Busca Ativa. “Queremos que todos os alunos do município estejam nas escolas e tenham acesso ao ensino, que é direito constitucional deles, e é obrigação nossa garantir a aprendizagem”, enfatiza.
A manutenção das unidades educacionais é outra prioridade para a secretária. Segundo ela, esse trabalho é uma rotina nas unidades da rede, mantendo-as sempre limpas, organizadas e funcionando corretamente.
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