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Centro de ensino integral implanta projeto que promove o protagonismo e a autoestima dos alunos em Mineiros

Cepi implanta projeto que estimula protagonismo dos alunos e busca promover um ambiente escolar mais organizado e acolhedor

O Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Polivalente Antônio Carlos Paniago, em Mineiros, começou a executar um projeto inovador, que está repercutindo muito positivamente entre os alunos.

O projeto foi idealizado em 2024 e foi intitulado Transformação Escolar. A gestora do Cepi, Caroline Carvalho, conta que a ideia surgiu quando ela sentiu necessidade de estimular o protagonismo dos alunos e promover um ambiente escolar mais organizado, acolhedor e sustentável.

Caroline explica que essa ação envolve todos os estudantes para que eles participem mais ativamente do cotidiano da escola. O projeto é dividido em três equipes: Alunos Servidores, que são aqueles que colaboram no momento das refeições, organizando o espaço e conscientizando até mesmo sobre o desperdício de alimentos.

Outro grupo é o da Horta Escolar, formado por estudantes que ajudam no cultivo das verduras e hortaliças. “Muitos alimentos consumidos na alimentação escolar do Cepi saem dessa horta”, comenta a gestora. O último grupo inclui os alunos monitores, que são os ajudantes fiscais.

A gestora conta que, pelo tamanho da unidade escolar, o apoio dos alunos faz a diferença. “A nossa escola é muito grande, tem uma área verde muito ampla e, para a gente cuidar, contamos com o envolvimento dos estudantes”, diz Caroline.

Protagonismo 

Com 413 estudantes matriculados, o Cepi faz um rodízio de turmas. “Em uma semana é um grupo, na outra é outro, para não sobrecarregar os ninguém”, destaca a gestora. O principal objetivo do projeto, segundo ela, é desenvolver o protagonismo e a responsabilidade dos estudantes.

Para participar do projeto, os alunos se inscrevem por um link disponibilizado por um líder escolar. A gestora realiza reuniões com os interessados para orientar sobre o funcionamento do projeto. “Preparamos o aluno que deseja colaborar conosco. Então, quando ele se sente pertencente e acolhido, o processo pedagógico flui de forma mais natural”, frisa Caroline.

A gestora destaca a importância do projeto na formação integral dos alunos, afirmando que eles acabam por desenvolver a autoestima, a segurança e o espírito de liderança, solidariedade e de colaboração em equipe.

Caroline finaliza destacando o envolvimento dos alunos no projeto e os resultados positivos. “Esse projeto representa um passo importante na construção de um ambiente escolar mais inclusivo e participativo, onde os alunos se sentem valorizados e integrados. Dá trabalho pensar nisso e executar, mas vale a pena”, enfatiza.

 

 

 

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