O município de Aparecida de Goiânia e o Estado de Goiás avançam na integração de políticas públicas voltadas à governança ambiental. O compromisso foi reforçado nesta segunda-feira (24) pelo prefeito Leandro Vilela durante a abertura do 1º Congresso de Gestão Ambiental Municipal, realizado na Atlanta Music Hall. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), segue até quarta-feira (26).
A iniciativa busca compartilhar práticas adotadas pelo Governo de Goiás na fiscalização e licenciamento ambiental, gestão de recursos hídricos e combate às mudanças climáticas. “Nosso objetivo é implantar políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida para a população”, afirmou Vilela.
Representando o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Daniel Vilela destacou os avanços na digitalização dos processos ambientais no estado por meio do Sistema Ypê, que agilizou prazos e melhorou a governança da Semad. “Esse nivelamento de informações e legislações ambientais é essencial para todos os municípios goianos”, disse.
A delegação de Aparecida no congresso é liderada pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Pollyana Borges. “Nossa equipe está motivada para absorver conhecimento e replicar as boas práticas em licenciamento e fiscalização ambiental no município”, afirmou.
Autoridades presentes
A abertura do congresso contou com a participação da deputada federal Marussa Boldrin, do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, do presidente eleito da Associação Goiana dos Municípios, Zé Délio (prefeito de Hidrolândia), do presidente da Federação Goiana dos Municípios, Haroldo Naves, do secretário estadual de Indústria e Comércio, Joel Braga, e do presidente do Sistema Faeg, José Mário Schreiner.
A anfitriã do evento, secretária Andréa Vulcanis, titular da Semad, reforçou os desafios na área ambiental. “Temos a missão de tornar Goiás uma referência nacional na proteção do meio ambiente”, afirmou.
O congresso reúne gestores e técnicos ambientais dos 246 municípios goianos, promovendo o alinhamento de estratégias entre o Estado e as prefeituras.