O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, anunciou nesta quinta-feira (27) que pretende dialogar com o Governo Federal para sugerir a criação de uma linha de financiamento no Sistema Único de Saúde (SUS) para o tratamento especializado da endometriose. A proposta foi discutida com o deputado federal Zacharias Calil e com representantes da Associação Endometriose Uma Luta Diária, que atua no município. O objetivo é tornar Aparecida referência na oferta desse serviço na rede pública.
Vilela, Zacharias Calil, o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, membros da Câmara Municipal e representantes da associação se reuniram na Cidade Administrativa para tratar do tema. O assunto ganha relevância com a proximidade de março, mês dedicado à conscientização sobre a doença.
O médico Corival Castro, especialista na área, destacou que a endometriose atinge 10% das mulheres em idade reprodutiva e pode causar infertilidade em 50% dessas pacientes. O prefeito afirmou que pretende estruturar um atendimento no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) e viabilizar a implementação do serviço no SUS.
O deputado Zacharias Calil declarou apoio à iniciativa e se comprometeu a buscar articulação em Brasília junto ao Ministério da Saúde e a parlamentares que defendem a pauta, como a deputada federal Daniela do Waguinho.
Aparecida de Goiânia sediará no dia 22 de março o 2º Congresso SBE e Elas: Um novo olhar para as mulheres e sua doença. O evento será realizado na Câmara Municipal com entrada gratuita e discutirá a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da endometriose.
Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp