O governador Ronaldo Caiado participou na noite de segunda-feira (24/3), em Brasília, da cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Nordeste Forte. O industrial e presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Cassiano Pereira, assume a gestão para o biênio 2025/2026. “Conte com o Governo de Goiás e com o Centro-Oeste, porque nós acreditamos na política de irmandade capaz de promover a melhoria da qualidade de vida de um povo”, afirmou o chefe do Executivo goiano.
Durante o evento, realizado no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Caiado referiu-se a Cassiano como uma pessoa aberta ao diálogo e capaz de construir pontes por todo Brasil. Tal perfil, opinou o governador, ajudará o Nordeste a trabalhar melhor suas potencialidades, como a geração de energia limpa e o turismo, além de explorar novas possibilidades. “Por que não inteligência artificial? Os maiores datacenters do mundo poderão estar ali, já que existe uma grande produção de energia”, sugeriu.
O novo presidente da associação confirmou o interesse da entidade em trabalhar para “converter potencial em potência”, uma referência às vocações da região e à missão de ajudar e fortalecer a indústria nordestina. “Somos todos irmãos. Trabalhamos com os estados nordestinos, mas também temos diálogo com o Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Essa é a vantagem. Quando a gente faz muito, o Brasil se fortalece como um todo”, comentou Cassiano.
Em discurso, o agora ex-presidente da Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, desejou sucesso ao novo gestor e reforçou o papel da associação. “É nossa missão trabalhar pela promoção de um modelo de desenvolvimento para a região que valorize as indústrias, tornando-as cada vez mais competitivas e sustentáveis. Precisamos seguir unidos, trabalhando lado a lado, respeitando as diferenças e valorizando os laços que nos une”, sublinhou.
Criada em 2016, a associação representa as Federações de Indústrias dos nove estados nordestinos. A entidade atua para promover o desenvolvimento socioeconômico, fortalecer e aumentar a competitividade do setor. O presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Ricardo Alban, reconheceu a importância de iniciativas como a Nordeste Forte e a classificou como “fundamental para ter foco e buscar as melhores formas de mitigar desigualdades”.
A solenidade de posse teve a participação do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, lideranças políticas e representantes das indústrias. “Temos um papel importante para unir esforços e desenvolver o Brasil como todo. Vamos caminhar juntos nisso”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), André Rocha.
Trajetória
Natural de Campina Grande, na Paraíba, Cassiano Pascoal Pereira Neto possui uma carreira de 40 anos no setor industrial. Ele é sócio da Mibra Minérios Ltda., presidente da FIEPB, conselheiro do SESI/PB e do Sindicato da Indústria de Extração de Minerais Não-Metálicos da Paraíba (Sindminerais/PB). Também representa a FIEPB no Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Industrial da Paraíba (FAIN) e integra o Conselho Temático de Mineração (COMIN), vinculado à CNI.
Ao longo de sua carreira, Cassiano também atuou como Secretário de Estado da Interiorização do Governo da Paraíba e foi presidente da Empresa Municipal de Urbanização da Borborema (Urbema), em Campina Grande.