Brasil

Rota Agro atrai mais de R$ 7 bilhões em investimentos e promete revolucionar a logística entre Goiás e Mato Grosso

Concessão abrange 490 km de rodovias e prevê implantação de tecnologias modernas, ampliação de faixas, pedágios eletrônicos e preservação ambiental; economistas e engenheiros apontam impactos para o agronegócio e as finanças públicas

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou nesta quinta-feira (27) a publicação do edital para a concessão do trecho rodoviário BR-060/364/GO/MT, batizado de “Rota Agro”. O projeto contempla aproximadamente 490,065 km de extensão e receberá, ao longo de 30 anos de concessão, um investimento superior a R$ 7 bilhões provenientes da iniciativa privada. O objetivo é destravar gargalos logísticos e modernizar os principais corredores de escoamento da produção agrícola entre Goiás e Mato Grosso — estados que, juntos, representam quase 30% da produção nacional de grãos, segundo a Conab.

A licitação está marcada para o dia 14 de agosto de 2025 e o trecho concedido vai do entroncamento da BR-060 com o contorno de Rio Verde até a entrada da BR-364 no município de Jataí, avançando por regiões estratégicas como Santa Rita do Araguaia (GO) e Alto do Araguaia (MT), até alcançar a BR-163 em Rondonópolis (MT).

Novo padrão de concessão rodoviária

Além da extensão significativa e dos recursos expressivos, o projeto da Rota Agro se destaca pelo modelo inovador de concessão. Estão previstas cinco praças de pedágio com possibilidade de implantação do sistema “Free Flow”, tecnologia que permite a cobrança automática por meio de sensores, sem necessidade de barreiras físicas. Isso elimina filas, reduz o tempo de viagem e diminui o consumo de combustível.

“Esse tipo de inovação representa uma ruptura com o modelo tradicional. O Free Flow é tendência mundial e sua adoção no Brasil coloca o país em linha com o que há de mais moderno na mobilidade rodoviária”, analisa Leandro Carvalho, engenheiro civil e especialista em infraestrutura viária.

A expectativa é que a concessão promova uma transformação logística capaz de beneficiar diretamente setores produtivos que dependem da malha rodoviária para exportar grãos, carne e insumos. Só em Goiás, segundo a Federação da Agricultura e Pecuária (Faeg), mais de 85% da produção agrícola é transportada por caminhões, o que torna a infraestrutura viária um ponto crítico de competitividade.

Intervenções físicas e segurança viária

A Rota Agro prevê uma série de obras estruturantes. Entre elas:

  • 45,62 km de duplicação de pista

  • 150,92 km de faixas adicionais em rodovias de pista simples

  • 30 paradas de ônibus com infraestrutura adequada

  • 17 rotatórias alongadas

  • 21 passagens de fauna

As intervenções são voltadas à melhoria da segurança, da fluidez no tráfego e da preservação ambiental. Também estão previstas a instalação de barreiras acústicas, passarelas para pedestres e caixas de contenção para produtos perigosos, que devem atender exigências da legislação ambiental e da segurança de transporte de cargas tóxicas.

“As passagens de fauna e as barreiras acústicas são estratégias importantes para mitigar os impactos ambientais. É uma abordagem mais integrada da concessão, que considera o território como um ecossistema complexo”, afirma Fernanda Vasques, bióloga e consultora em sustentabilidade rodoviária.

Impacto econômico e financiamento

Com aportes que ultrapassam R$ 7 bilhões em 30 anos, a concessão representa também um novo arranjo de financiamento para infraestrutura, agora com foco no capital privado. Para o economista Felipe Brandão, consultor em logística e políticas públicas, o projeto simboliza um avanço no modelo de Parcerias Público-Privadas (PPPs), com potencial para aliviar o caixa do governo federal e ao mesmo tempo atender demandas do setor produtivo.

“Estamos diante de uma concessão de alto impacto. Não apenas pelos valores envolvidos, mas pela capacidade de retorno em forma de produtividade, exportações e geração de empregos. O agronegócio já é o principal motor da economia brasileira. Investir em logística é multiplicar esse motor”, avalia Brandão.

Segundo ele, com a atual taxa de retorno estimada para o setor de transporte e logística, o investimento poderá gerar um crescimento direto de 0,3 ponto percentual no PIB agrícola regional nos primeiros cinco anos de concessão.

Acesso ao mercado externo e integração logística

O trecho beneficiado é uma das principais rotas de integração do Centro-Oeste ao mercado externo via os portos de Santos (SP) e Itaqui (MA). O acesso mais rápido e seguro a esses pontos de escoamento pode garantir ganhos logísticos consideráveis para a produção de soja, milho, algodão e carne bovina — principais itens da pauta exportadora goiana e mato-grossense.

O empresário rural Cláudio Medeiros, que atua em Itarumã (GO), vê a Rota Agro como uma oportunidade de eliminar gargalos históricos:

“Hoje, levamos até 12 horas para chegar a Rondonópolis com uma carga de soja. Se o fluxo melhorar, podemos reduzir esse tempo em até 25%. Isso impacta o custo do frete, o prazo de entrega e até o preço final do produto na exportação”, relata.

Cronograma e expectativas

A ANTT estima que o contrato será assinado ainda em 2025. A empresa vencedora terá obrigações imediatas, como a sinalização e recuperação de trechos críticos, e metas progressivas para duplicações, implantação de faixas adicionais e tecnologias inteligentes.

O leilão ocorrerá na B3, a bolsa de valores de São Paulo, e avaliará propostas com base em critérios técnicos e financeiros. Vencerá quem apresentar a melhor combinação de tarifa ao usuário e valor de outorga ao Estado.

Resumo do projeto “Rota Agro”

Elemento Detalhes
Extensão total 490,065 km
Estados envolvidos Goiás e Mato Grosso
Investimento estimado Mais de R$ 7 bilhões
Fonte de recursos Iniciativa privada
Duração da concessão 30 anos
Obras previstas Duplicações, faixas adicionais, paradas, passagens de fauna, rotatórias, barreiras acústicas
Tecnologia Pedágio Free Flow
Leilão 14 de agosto de 2025 (B3)
Objetivos Redução de acidentes, fluidez no tráfego, eficiência logística, preservação ambiental

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo