Notícias

Goiânia registra quase 5 mil infrações em uma semana com novo sistema de monitoramento inteligente

Prefeitura acelera implantação de câmeras e radares de última geração; sistema identifica celulares ao volante, excesso de velocidade e até veículos roubados

O trânsito da capital goiana entrou em uma nova fase de fiscalização. Apenas sete dias após o início da operação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), a Prefeitura de Goiânia registrou 4.746 infrações de trânsito. A tecnologia de câmeras inteligentes e radares de última geração promete não apenas reduzir acidentes, mas também transformar Goiânia em uma das cidades mais monitoradas do país até 2026.

A instalação do sistema é operada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e integra imagens em tempo real com capacidade de autuação automática. As infrações mais comuns na primeira semana foram:

  • 1.656 autos por excesso de velocidade

  • 954 por avanço de faixa

  • 662 por avanço de sinal vermelho

  • 673 motoristas flagrados usando o celular ao volante

  • 578 casos de estacionamento em local proibido

  • 223 motoristas estacionando sobre o passeio


Sistema monitora trânsito e reforça segurança pública

Segundo o secretário Tarcísio Abreu, a tendência é que o número de infrações caia com o tempo. “A simples presença dos equipamentos já modifica o comportamento dos condutores. Ao perceberem que estão sendo monitorados, muitos deixam de cometer infrações rotineiras, como usar o celular”, explicou.

Além de fiscalizar o tráfego, o sistema permite leitura automática de placas, rastreando veículos com registro de furto ou roubo. Já na primeira semana, veículos foram recuperados a partir dos alertas emitidos pelo CCO — que repassa informações em tempo real para as forças policiais da cidade, incluindo Polícia Federal, Civil, Militar e Guarda Civil Metropolitana.


Expansão tecnológica prevista até julho

Os próximos locais a receberem os dispositivos são a Avenida Universitária e a Rua 10, no Centro, onde as instalações devem entrar em operação nas próximas duas semanas. A meta da Prefeitura é ambiciosa: até julho, o sistema contará com:

  • 280 radares fixos

  • 100 câmeras de monitoramento com inteligência artificial

  • 4 radares móveis rotativos

  • Cerco eletrônico interligado à base de dados de segurança pública

Além disso, já está em fase de projeto a expansão do sistema para até 20 mil câmeras com reconhecimento facial, como adiantou o prefeito Sandro Mabel (UB). “Em Goiânia, não tem como ser anônimo. Estamos investindo em uma rede de vigilância que não apenas melhora o trânsito, mas também combate a criminalidade. Queremos ser a cidade mais segura do Brasil em dois anos”, declarou.


Mobilidade urbana em tempo real

Com as novas ferramentas, a Prefeitura passa a monitorar o tráfego com maior precisão, o que permite ações pontuais para aliviar congestionamentos, reorganizar rotas de transporte público e planejar intervenções viárias de forma mais eficiente.

A integração do sistema com o transporte coletivo é uma das prioridades da SET. A proposta é utilizar as câmeras para acompanhar o fluxo de ônibus e verificar o cumprimento de horários em tempo real. Segundo Tarcísio Abreu, a ideia é “fazer da tecnologia uma aliada tanto da fiscalização quanto da gestão do transporte urbano”.


Goiânia como referência nacional

Segundo a SET, nenhuma outra capital brasileira opera atualmente com um centro integrado como o de Goiânia, com capacidade simultânea de fiscalizar o trânsito, identificar veículos irregulares e compartilhar informações com a área de segurança pública.

“O CCO não é apenas um painel de câmeras. É um sistema de inteligência urbana em expansão, com algoritmos capazes de detectar comportamentos de risco e emitir alertas instantâneos. É um divisor de águas na forma como a cidade será gerida nos próximos anos”, afirma Abreu.


Cultura de segurança no trânsito

Apesar do número elevado de infrações nos primeiros dias, a Prefeitura aposta na educação e na mudança de comportamento dos condutores. Campanhas educativas serão intensificadas, e a transparência no uso dos dados também será garantida, com relatórios públicos periódicos.

“A cidade está crescendo e precisa de um trânsito que acompanhe essa transformação com segurança, eficiência e respeito às leis. As câmeras e radares não são inimigos dos motoristas. Pelo contrário: são aliados da vida e da ordem urbana”, finaliza o secretário.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo