Goiânia registra quase 5 mil infrações em uma semana com novo sistema de monitoramento inteligente
Prefeitura acelera implantação de câmeras e radares de última geração; sistema identifica celulares ao volante, excesso de velocidade e até veículos roubados
O trânsito da capital goiana entrou em uma nova fase de fiscalização. Apenas sete dias após o início da operação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), a Prefeitura de Goiânia registrou 4.746 infrações de trânsito. A tecnologia de câmeras inteligentes e radares de última geração promete não apenas reduzir acidentes, mas também transformar Goiânia em uma das cidades mais monitoradas do país até 2026.
A instalação do sistema é operada pela Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) e integra imagens em tempo real com capacidade de autuação automática. As infrações mais comuns na primeira semana foram:
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1.656 autos por excesso de velocidade
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954 por avanço de faixa
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662 por avanço de sinal vermelho
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673 motoristas flagrados usando o celular ao volante
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578 casos de estacionamento em local proibido
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223 motoristas estacionando sobre o passeio
Sistema monitora trânsito e reforça segurança pública
Segundo o secretário Tarcísio Abreu, a tendência é que o número de infrações caia com o tempo. “A simples presença dos equipamentos já modifica o comportamento dos condutores. Ao perceberem que estão sendo monitorados, muitos deixam de cometer infrações rotineiras, como usar o celular”, explicou.
Além de fiscalizar o tráfego, o sistema permite leitura automática de placas, rastreando veículos com registro de furto ou roubo. Já na primeira semana, veículos foram recuperados a partir dos alertas emitidos pelo CCO — que repassa informações em tempo real para as forças policiais da cidade, incluindo Polícia Federal, Civil, Militar e Guarda Civil Metropolitana.
Expansão tecnológica prevista até julho
Os próximos locais a receberem os dispositivos são a Avenida Universitária e a Rua 10, no Centro, onde as instalações devem entrar em operação nas próximas duas semanas. A meta da Prefeitura é ambiciosa: até julho, o sistema contará com:
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280 radares fixos
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100 câmeras de monitoramento com inteligência artificial
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4 radares móveis rotativos
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Cerco eletrônico interligado à base de dados de segurança pública
Além disso, já está em fase de projeto a expansão do sistema para até 20 mil câmeras com reconhecimento facial, como adiantou o prefeito Sandro Mabel (UB). “Em Goiânia, não tem como ser anônimo. Estamos investindo em uma rede de vigilância que não apenas melhora o trânsito, mas também combate a criminalidade. Queremos ser a cidade mais segura do Brasil em dois anos”, declarou.
Mobilidade urbana em tempo real
Com as novas ferramentas, a Prefeitura passa a monitorar o tráfego com maior precisão, o que permite ações pontuais para aliviar congestionamentos, reorganizar rotas de transporte público e planejar intervenções viárias de forma mais eficiente.
A integração do sistema com o transporte coletivo é uma das prioridades da SET. A proposta é utilizar as câmeras para acompanhar o fluxo de ônibus e verificar o cumprimento de horários em tempo real. Segundo Tarcísio Abreu, a ideia é “fazer da tecnologia uma aliada tanto da fiscalização quanto da gestão do transporte urbano”.
Goiânia como referência nacional
Segundo a SET, nenhuma outra capital brasileira opera atualmente com um centro integrado como o de Goiânia, com capacidade simultânea de fiscalizar o trânsito, identificar veículos irregulares e compartilhar informações com a área de segurança pública.
“O CCO não é apenas um painel de câmeras. É um sistema de inteligência urbana em expansão, com algoritmos capazes de detectar comportamentos de risco e emitir alertas instantâneos. É um divisor de águas na forma como a cidade será gerida nos próximos anos”, afirma Abreu.
Cultura de segurança no trânsito
Apesar do número elevado de infrações nos primeiros dias, a Prefeitura aposta na educação e na mudança de comportamento dos condutores. Campanhas educativas serão intensificadas, e a transparência no uso dos dados também será garantida, com relatórios públicos periódicos.
“A cidade está crescendo e precisa de um trânsito que acompanhe essa transformação com segurança, eficiência e respeito às leis. As câmeras e radares não são inimigos dos motoristas. Pelo contrário: são aliados da vida e da ordem urbana”, finaliza o secretário.