Iluminação de LED avança em Aparecida com foco em segurança, economia e modernização urbana
Garavelo, Aeroporto Sul, Madre Germana, Tiradentes e Vera Cruz já estão 100% iluminados com nova tecnologia; meta é alcançar todos os bairros até o fim de 2025
A cidade de Aparecida iniciou uma transformação visível nas ruas: a iluminação pública agora é LED. A mudança começou em março e já alcançou cinco bairros, somando quase 6 mil pontos modernizados. A ação faz parte do programa Ilumina Aparecida, executado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio Luz Pública Aparecida.
O Garavelo, bairro com alta densidade populacional, foi o primeiro a receber a iluminação 100% em LED. Foram 1.980 pontos substituídos, incluindo a Praça da Juventude. Na sequência, entraram no mapa da modernização os bairros Cidade Vera Cruz (1.819 pontos), Jardim Tiradentes (1.008), Aeroporto Sul (783) e Madre Germana (403).
As próximas áreas a receberem as luminárias são Chácara São Pedro (755 pontos), Santa Luzia (698) e Parque das Nações (669), com as trocas programadas para a noite desta quarta-feira, 23.
Meta ambiciosa até 2025
A proposta da gestão Leandro Vilela é ambiciosa: substituir 60 mil luminárias até o fim de 2025, com possibilidade de chegar a 73 mil ao longo do contrato de 24 anos. O investimento inicial é de R$ 160 milhões, com projeção total de até R$ 581 milhões, sem aumento contratual.
“Estamos promovendo um avanço histórico na infraestrutura urbana. Iluminação moderna significa mais segurança e economia para a cidade”, declarou o prefeito Leandro Vilela.
Mais tecnologia, menos custo
Além de reduzir em até 75% o consumo de energia elétrica, as luminárias de LED implantadas contam com sensores capazes de detectar falhas em tempo real, regular intensidade e futuramente até transmitir imagens, o que abre caminho para monitoramento urbano e ações integradas de segurança.
Entre 17 de março e 17 de abril, a cidade também executou 2.423 trocas de lâmpadas queimadas, atendendo solicitações da população via call center, site e monitoramento de equipes de ronda.
Economia que vira investimento
Com a nova tecnologia, a previsão é que o custo com manutenção e energia caia drasticamente, o que, segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, permitirá redirecionar recursos para áreas como saúde e educação.
“É uma mudança que impacta diretamente a vida do cidadão. Além da economia, estamos ampliando o alcance e a qualidade do serviço”, afirmou o secretário.
Iluminação que comunica
A PPP prevê também iluminação temática para campanhas de saúde como Outubro Rosa e Novembro Azul, iluminação cênica em monumentos históricos e decoração natalina moderna, transformando a cidade também do ponto de vista visual e simbólico.
Com ritmo acelerado e foco em eficiência, Aparecida projeta ser referência em iluminação pública sustentável no Centro-Oeste. A luz que chega às ruas é também símbolo de uma cidade que quer brilhar mais — com segurança, inovação e gestão responsável.