Caiado reforça parceria com setor industrial e celebra bom momento da economia goiana
Com saldo positivo em 2024 e expectativa de novas conquistas, Goiás mira fortalecimento da indústria e competitividade no cenário nacional.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) celebrou o atual desempenho da economia goiana e reforçou a importância da parceria entre governo e setor privado para o crescimento do Estado. Durante cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), realizada na noite de segunda-feira (28), em Goiânia, Caiado destacou os avanços conquistados nos últimos anos e reafirmou o compromisso de apoiar o setor industrial.
“A Adial é uma instituição que se fortaleceu muito em Goiás pela parceria sadia e pelas propostas concretas que apresenta. É um elo fundamental no desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou o governador.
Segundo Caiado, a industrialização tem papel estratégico na expansão do Produto Interno Bruto (PIB) goiano, que em 2024 registrou resultados expressivos, com destaque para a indústria e os serviços superando o desempenho tradicional da agricultura. “Estamos aumentando o parque industrial, agregando valor à produção primária e transformando a realidade econômica de Goiás”, pontuou.
Investimentos privados e infraestrutura
O bom momento é sustentado por números robustos: apenas entre 2024 e 2025, Goiás captou R$ 9,2 bilhões em investimentos privados, segundo a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).
O ambiente favorável — marcado por equilíbrio fiscal, segurança jurídica e institucional — foi destacado como determinante para a atração de novos negócios.
Durante o evento, Caiado reiterou que o governo estadual está à disposição da Adial para avançar em ações conjuntas que impulsionem a competitividade industrial e a infraestrutura logística de Goiás.
Tchequinho assume a presidência da Adial
A solenidade marcou a posse do zootecnista e empresário Edwal Portilho, conhecido como Tchequinho, como presidente executivo da Adial para o mandato 2025-2028.
Com 14 anos de trajetória na entidade, Tchequinho sucede o empresário José Garrote e assumiu o compromisso de dar continuidade à agenda de fortalecimento da indústria goiana.
“Em 30 anos, caminhamos muito, levando Goiás à sétima posição no ranking industrial nacional. O desafio agora é trabalhar a competitividade, melhorar a infraestrutura e mitigar os efeitos da reforma tributária”, afirmou.
O novo presidente também frisou a importância dos incentivos fiscais na construção da base industrial do Estado e defendeu a ampliação de parcerias com os governos estadual e federal para melhorar a logística, a infraestrutura elétrica e rodoviária.
Reconhecimento e apoio institucional
O vice-governador Daniel Vilela elogiou a escolha de Tchequinho e enfatizou o papel estratégico da Adial como interlocutora entre o governo e os investidores nacionais e internacionais.
“Essa eleição é fruto da competência e dedicação do Tchequinho. Ele contribuirá não só com a Adial, mas com todo o Estado de Goiás”, declarou.
A Adial também integra o Conselho do Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra), responsável pela aprovação de obras rodoviárias estratégicas, e participa de missões comerciais internacionais que visam atrair investimentos, como as realizadas recentemente na China e na Índia.
“Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo que no Cerrado brasileiro temos capacidade de produzir alimentos em grande escala, com preço competitivo e alto valor agregado”, concluiu Tchequinho.