Notícias
Tendência

Goiânia recebe a FenaSul 2025 com foco na cultura, gastronomia e solidariedade ao povo gaúcho

Feira reúne gastronomia típica, danças tradicionais e artesanato do Sul do Brasil no Goiânia Arena até 4 de maio; evento também arrecada doações para vítimas das enchentes no RS

A maior feira gaúcha itinerante do Brasil chegou à capital goiana. De 25 de abril a 4 de maio, o Goiânia Arena é palco da 18ª edição da FenaSul, evento que celebra a cultura, a moda, o artesanato e a gastronomia típicos da região Sul do país. Além das atrações culturais e comerciais, esta edição tem um forte apelo social: a arrecadação de donativos para as vítimas das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Realizada desde 2007, a FenaSul já se consolidou como uma das principais vitrines da cultura gaúcha fora do estado de origem. Nesta edição, a feira traz mais de 100 expositores, com produtos como vinhos da Serra Gaúcha, queijos coloniais, costela fogo de chão, salames, doces típicos, roupas em couro legítimo e artesanato com identidade sulista. Também integram a programação apresentações artísticas com danças tradicionais, como o fandango, o xote e a chula.

Entre os grupos confirmados, estão os Herdeiros Farroupilha, com seu repertório de danças gaúchas, e o Wesoly Dom, grupo folclórico polonês vindo do Paraná, que apresenta coreografias de descendência eslava, demonstrando a diversidade cultural presente no Sul do país.

Além da experiência sensorial e cultural, a feira também busca exercer seu papel social. Um ponto de coleta de doações está instalado na entrada do Goiânia Arena. A organização pede alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas em bom estado e itens de limpeza. Todo o material arrecadado será enviado ao Rio Grande do Sul por meio de redes solidárias ligadas à Defesa Civil.

“É impossível trazer o Sul para o Centro-Oeste sem pensar no que está acontecendo com as famílias gaúchas. A FenaSul sempre foi um espaço de memória, reencontro e orgulho. Este ano, ela também é um espaço de empatia”, afirmou a coordenadora do evento, Marta Dalcastagnè.

Dados e expectativa de público

A expectativa da organização é atrair cerca de 70 mil visitantes ao longo dos dez dias de evento. Em 2024, a feira teve recorde de público em Goiânia, com 62 mil pessoas circulando pelo espaço. A entrada custa R$ 10, com meia-entrada garantida para todos os visitantes, e isenção para crianças de até 10 anos.

O espaço também conta com praça de alimentação, palco para shows, área de descanso com ambientação rural e espaço kids. A estrutura foi montada com apoio de produtores de Bento Gonçalves, Gramado, Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

Para além do consumo e do entretenimento, o evento funciona como vitrine de negócios para micro e pequenos empreendedores do Sul, que veem na feira uma oportunidade de escoar produtos fora dos grandes centros tradicionais da cultura gaúcha. “É uma chance de mostrarmos nossa produção artesanal em uma cidade que nos acolhe sempre muito bem”, diz Jonas Vargas, expositores de embutidos coloniais.

Serviço

  • Evento: 18ª FenaSul – Feira Gaúcha em Goiânia

  • Local: Goiânia Arena – Av. Fued José Sebba, Jardim Goiás

  • Data: De 25 de abril a 4 de maio de 2025

  • Horário:

    • 25/04 (abertura): das 18h às 23h

    • Segunda a quinta: das 16h às 22h

    • Sexta: das 16h às 23h

    • Sábado: das 12h às 23h

    • Domingo: das 12h às 22h

  • Entrada: R$ 10 (meia para todos); gratuito para crianças de até 10 anos

  • Instagram oficial: @fenasul_goiania

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo