“Aparecida tem pressa, e nós temos disposição para entregar”, afirma prefeito Leandro Vilela
Aparecida de Goiânia completa 103 anos como potência econômica do Centro-Oeste, com mais de 600 mil habitantes e protagonismo na indústria, comércio e serviços. Desde janeiro, vive um novo ciclo sob a gestão do prefeito Leandro Vilela (MDB), aliado do governador Ronaldo Caiado e herdeiro político de Maguito Vilela.
Com cinco meses de gestão, Leandro administra um déficit de R$ 500 milhões, herdado da gestão anterior, e atua para estabilizar as contas sem comprometer os serviços essenciais.
Em entrevista especial ao Diário de Aparecida, Leandro Vilela detalha medidas fiscais, retomada de obras estratégicas, ações emergenciais e metas até o fim de 2025. “Aparecida tem pressa, e nós temos disposição para entregar”, resume, ao apresentar os principais projetos que pretende concluir ainda em 2025. Confira a entrevista.
DA: Quais foram as prioridades na saúde, especialmente no HMAP?
Leandro Vilela: Regularizamos os pagamentos e mantivemos o HMAP funcionando plenamente. Entregamos uma nova ala de hemodinâmica em abril, promovemos mutirões com cerca de 5 mil consultas e estamos atuando para acabar com as filas. Acompanhei pessoalmente as UPAs e unidades de saúde para planejar melhorias.
DA: E sobre obras de infraestrutura e saneamento?
Leandro Vilela: Retomamos obras com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), como os eixos estruturantes do Buriti Sereno e a nova trincheira entre Parque das Nações, Itapuã e Pontal Sul. Contenção da erosão no Miramar, recuperação de ponte no Parque Real e tapa-buracos são ações em andamento. Com a Saneago, estamos ampliando o acesso a água e esgoto.
DA: E quanto à segurança pública?
Leandro Vilela: Reativamos o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), desativado pela gestão anterior, e fizemos operações integradas com apoio do governo estadual. Os índices de criminalidade caíram. Investimos em tecnologia, valorizamos a GCM e reforçamos o patrulhamento.
DA: Quais avanços na mobilidade urbana?
Leandro Vilela: Colocamos em andamento obras dos Eixos Leste-Oeste, entregamos 80 ônibus novos e revitalizamos 20 mil m² de sinalização. Também instalamos mil placas e removemos carcaças das vias.
DA: Como está a zeladoria e iluminação?
Leandro Vilela: Recolhemos 15 mil toneladas de entulho em 87 bairros e intensificamos a limpeza de praças, escolas e unidades de saúde. Com o programa Ilumina Aparecida, substituímos luminárias por LED em diversos bairros. Buriti Sereno está em andamento, com 2,5 mil pontos.
DA: Como atrair empresas e gerar empregos?
Leandro Vilela: Facilitamos a vida do empreendedor com a Casa do Empreendedor e parcerias com Sebrae e Goiás Fomento. Iniciamos a implantação do DIANOT (Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira, é o novo polo empresarial), que unirá saúde, tecnologia e geração de empregos.
DA: E sobre moradia e regularização fundiária?
Leandro Vilela: Iniciamos a construção de 768 unidades nos residenciais Alto da Boa Vista I, II, III e Vila Romana, com R$ 153,7 milhões do Minha Casa Minha Vida. Também entregamos escrituras a empresas e vamos ampliar para áreas residenciais.
DA: Quais entregas estão previstas para 2025?
Leandro Vilela: Em poucos meses, reorganizamos as contas e retomamos obras. Até dezembro, vamos concluir os eixos estruturantes, ampliar a iluminação de LED, entregar habitações e fortalecer os serviços online com o Aparecida Digital. Aparecida tem pressa, e nós temos disposição para entregar.