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INSS notifica aposentados sobre descontos irregulares em benefícios: veja como consultar pelo app Meu INSS

Beneficiários poderão identificar cobranças indevidas e solicitar reembolso direto pelo celular

Aposentados e pensionistas que tiveram descontos não autorizados em seus benefícios previdenciários começam a ser notificados a partir desta terça-feira (13) pelo aplicativo Meu INSS. A ação é parte de um esforço do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para coibir fraudes associativas e garantir a integridade dos pagamentos.

A consulta à notificação é feita exclusivamente pelo aplicativo oficial do Meu INSS, disponível gratuitamente nas lojas App Store (iOS) e Google Play (Android). Ao instalar o app, o beneficiário precisa criar uma conta com CPF e senha no sistema unificado Gov.br. Também é possível acessar com login bancário, clicando em “Entrar com seu banco”.

Uma vez conectado ao app, o usuário deve:

  1. Clicar no ícone do sininho, no canto superior direito;

  2. Ir em Configurar Notificações”;

  3. Ativar a opção Permitir notificações”.

Quais mensagens você pode receber

dois tipos de notificação enviadas via app:

  • Para quem não teve desconto:
    Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

  • ⚠️ Para quem teve desconto:
    Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

Como consultar e pedir reembolso

A partir de quarta-feira (14), estará disponível no app o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, com o nome da associação que fez o desconto.

Se o beneficiário não reconhece a cobrança, poderá:

  • Informar que não autorizou a filiação;

  • Solicitar reembolso diretamente pelo app, pelo site meu.inss.gov.br ou pela Central 135.

O INSS informa que, em breve, divulgará o passo a passo completo para facilitar o pedido de devolução.

Atenção aos golpes

O INSS alerta que não entra em contato por telefone nem por SMS. Toda comunicação é feita exclusivamente dentro do aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, os beneficiários devem recorrer aos canais oficiais:

  • Site: gov.br/inss

  • Central de atendimento: 135 (segunda a sábado, das 7h às 22h).
    📞 Dica: ligue após as 16h ou aos sábados para atendimento mais rápido.

Fernanda Cappellesso

Olá! Sou uma jornalista com 20 anos de experiência, apaixonada pelo poder transformador da comunicação. Atuando como publicitária e assessora de imprensa, tenho dedicado minha carreira a conectar histórias e pessoas, abordando temas que vão desde política e cultura até o fascinante mundo do turismo.

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